Por Amauri Artimos
O Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente de Sete Lagoas (DISCA-SL), contratado pela Prefeitura, com os recursos do FIA (Fundo Municipal da Infância e da Adolescência), a pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-SL), constatou, ao entrevistar 3.548 alunos das escolas públicas estaduais e municipais, entre 10 a 17 anos, que 578 estudantes (16,3%) não gostam de morar no Município e destacou-se, na amostra, o sexo feminino (58%) e a faixa etária de 14 a 15 anos (36,5%). De forma semelhante, dentre os adolescentes de 12 e 17 anos, de bairros diversos, ouvidos em grupo focal, de 11 adolescentes, verificou-se que a maioria não gosta de morar no Município, e, dentre os motivos declarados, está “a falta de oficinas sobre a história da cidade e cultura de forma geral” (Painel Consultoria e Pesquisa, Diagnóstico Social da Criança e do Adolescente de Sete Lagoas (DISCA-SL, Vol. II, págs. 59, 60, 109 e 117. Ano: 2023).
Esses dois indicadores reforçam a necessidade de se trabalhar, nas escolas, a educação patrimonial, para que os alunos possam se apropriar, preservar e valorizar o patrimônio cultural de nossa cidade, que é o conjunto de bens culturais de valor reconhecido para um determinado grupo ou para toda a humanidade. Esse trabalho – que já vem sendo feito no município – agora será ampliado pelo Projeto “DE MÃOS DADAS COM A HISTÓRIA”, que premiará os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais, por meio de um concurso de redação que aborde o nome de rua ou de praça próximas à escola em que o aluno estuda, ou algum outro tema relacionado à cidade. Será realizado, inicialmente, na rede pública do ensino municipal, para depois ser ampliado às escolas públicas estaduais e particulares do Município de Sete Lagoas. O objetivo dessa ação é dar aos alunos participantes a oportunidade de conhecer os diversos aspectos da história da nossa cidade, por meio da pesquisa e da elaboração de uma redação. Seus objetivos específicos são: a) realizar pesquisa sobre o nome da rua ou da praça existentes nas proximidades da escola em que o aluno estuda, ou sobre algum outro tema relacionado à cidade; b) fazer redação em, no máximo, 35 linhas. As redações serão feitas em sala de aula e entregues ao professor para posterior envio à Comissão do Concurso, que, por sua vez, distribuirá os trabalhos aos cinco membros da Comissão de Avaliação. Definiu-se que serão selecionadas duas redações, por turma, na forma estabelecida pelas duas comissões do concurso. Os textos serão avaliados e a eles serão atribuídas notas de 1 (um) a 10 (dez), conforme os seguintes critérios: 1º) profundidade e qualidade da pesquisa histórica; 2º) observação da técnica de redação (dissertação); 3º) qualidade estética do texto. A Comissão do Concurso será composta por 5 avaliadores e a cada trabalho serão atribuídas 5 notas. A nota final obtida por cada redação será a correspondente à média aritmética das 5 notas obtidas. Aos alunos que obtiverem as três maiores pontuações caberão os seguintes prêmios: 1º lugar – “um notebook”; 2º lugar – um “tablet”; 3º lugar – uma Bolsa de Estudos correspondente a dois semestres em um curso de inglês a ser escolhido pela organização do concurso. A premiação ocorrerá em dia, em hora e em local a serem escolhidos, na semana de aniversário de Sete Lagoas.
O Projeto “DE MÃOS DADAS COM A HISTÓRIA” materializa a união de pessoas e instituições preocupadas com o resgate da história de nossa cidade e conta, em sua organização, com os seguintes membros: Ailton de Castro, Amauri Artimos da Matta e Élida Lacerda Gontijo. Na Comissão de Avaliação: Professor Gabriel Lucas Barbosa Lima, Professor Gustavo Alves de Aguiar, Pedagogo Júlio César Santos, Pesquisadora Mariza da Conceição Pereira e Professora Rosana Areal de Carvalho. Conta, ainda, com o apoio das seguintes instituições: Clube de Letras de Sete Lagoas, Colégio Elite Master, Coral Dom Silvério, Jornal Sete Dias, Medley Escola de Música e Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Educação patrimonial: vamos nessa? Na foto: parte do cronograma do Concurso de Redação.