Boas Novas – O Acolhimento Cristão
Acolhimento significa levar em consideração, receber, oferecer abrigo, refúgio. Acolher envolve amar, cuidar e suprir. Refere-se à prática de receber e integrar pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, de acordo com os princípios e valores cristãos. Atualmente, devido ao alto nível de exigência e cobrança social, vemos muitas pessoas preocupadas em atender às expectativas sociais. A prática do acolhimento cristão nunca foi tão necessária como nos dias de hoje. Mas como praticá-lo?
O acolhimento cristão não é uma prática isolada e sempre dependerá do nosso cuidado ao compreender o ser humano como um todo (corpo, alma e espírito). Além disso, a Bíblia nos direciona a alguns princípios básicos de acolhimento, que são maravilhosos: 1) saber ouvir; 2) saber responder; 3) sigilo; 4) conhecer seus limites; 5) muita oração; 6) lembrar que é importante saber a hora de pedir ajuda à igreja e a um profissional, quando necessário. Acolher e ser acolhido é uma bênção, uma qualidade divina. Tanto é que, em toda a Bíblia, encontramos essa característica marcante no povo de Deus. Abraão, contagiado pelo grande amor de Deus, acolheu incondicionalmente peregrinos, forasteiros e estrangeiros. Outro exemplo é Gaio, conforme lemos na carta que João escreveu para ele.
3 João 1-6 diz “O presbítero ao amado Gaio a quem eu amo na verdade. Amado, peço a Deus que tudo corra bem com você e esteja com boa saúde, assim como vai bem a sua alma. Pois fiquei muito alegre quando os irmãos vieram e deram testemunho de que você é fiel à verdade e vive de acordo com a verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que os meus filhos vivem de acordo com a verdade. Amado, você tem sido fiel no que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros. Estes deram testemunho, diante da igreja, do amor que você tem. Você fará bem encaminhando-os em sua jornada de um modo que agrada a Deus.” O ato e o serviço de acolher nos torna cooperadores da verdade e nos aproxima de nosso Deus, o acolhedor e verdadeiro Pastor! Ele, que não deixa nenhuma ovelha se perder. Jesus é o Senhor! Amém.
por Fátima Massula Dutra
bookafe@setelagoas.com.br