No coração de Sete Lagoas, o Colégio Franciscano Regina Pacis, pertencente à Rede Clarissas Franciscanas, se destaca por seus 93 anos de tradição, por se consagrar como referência de educação de excelência e por ser a única escola confessional católica da cidade.
Com uma história rica e um compromisso contínuo com a inovação, o Regina é um ambiente onde gerações de estudantes são acolhidas e formadas, promovendo uma formação integral pautada em valores cristãos e éticos.
Sua infraestrutura acolhedora, moderna, arejada, com área verde, junto de um projeto pedagógico robusto, estruturado e de vanguarda garantem que cada aluno seja preparado para enfrentar os desafios do futuro, tornando-se cidadãos conscientes, solidários e éticos.
O CFRP é sinônimo de qualidade espiritualidade e dedicação em nossa cidade. Por isso, trouxemos a Katy, diretora do Regina, para responder algumas perguntas sobre esse colégio de tanto apreço e história em Sete Lagoas.
Katy, quais são os pilares que sustentam a solidez e tradição do CFRP??
Com 93 anos de plena atividade, nossa escola se sustenta em bases sólidas, como uma proposta pedagógica consistente e constantemente atualizada, que foca nas potencialidades de cada estudante. Além disso, o carisma das Irmãs Clarissas Franciscanas, que inclui entre outros, acolhimento, ética, paz e fraternidade, é parte fundamental da nossa missão. Através de uma pedagogia inovadora e franciscana, o Regina Pacis tem em seu DNA o compromisso irrestrito com o desenvolvimento acadêmico, social, emocional e espiritual de crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para sua formação integral. Nosso objetivo é formar seres humanos competentes, éticos e responsáveis, preparados para atuar com excelência nos diversos contextos de suas vidas.
Você pode dar um exemplo de como as inovações pedagógicas do Regina contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos?
As inovações pedagógicas presentes em nossa escola preparam os estudantes para o desenvolvimento acadêmico, social e emocional. Adotamos, por exemplo, diversas metodologias ativas de aprendizagem, permitindo que alunos protagonizem seu próprio processo de aquisição de novos saberes, sempre estimulando-os a resolver desafios do cotidiano e problemas complexos. Dessa forma, além das habilidades cognitivas, os estudantes também desenvolvem a capacidade de trabalho em equipe, criatividade, autogestão, entre outras. Além disso, contamos com parceiros educacionais que estão na vanguarda da educação nacional e que explicitam o nosso compromisso com a inovação.
De que maneira vocês acreditam que a integração de tecnologias educacionais potencializam o aprendizado dos alunos para o século XXI?
Neste ano, lançamos o programa Rede Tech, que tem como objetivo orientar e sistematizar a integração de tecnologias educacionais em nossa escola. Essa integração desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, pois oferece aos alunos acesso a ferramentas interativas e recursos digitais que enriquecem o ensino, tornando-o mais dinâmico. Nessa perspectiva, ao longo do ano, tivemos aulas incríveis com o uso de aplicativos de inteligência artificial como recurso pedagógico. Além disso, contamos com a plataforma de aprendizagem Meu Bernoulli, recursos multimídia e outros instrumentos digitais. Por meio dessa ampla gama de possibilidades, nossos estudantes têm a oportunidade de aprender de forma mais personalizada e envolvente. Isso também favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a colaboração.
Como o Colégio trabalha o desenvolvimento humano dos alunos?
Nossa escola é pioneira no desenvolvimento de valores humanos e no acolhimento de cada estudante em Sete Lagoas. Investimos continuamente no aprimoramento das habilidades socioemocionais através da Rede do Bem, um programa robusto e consistente, que contempla atividades dinâmicas, transversais e integradoras, estimulando inteligência emocional, a empatia, a resiliência e a capacidade de colaborar e resolver conflitos de maneira saudável. atuante setor de Pastoral, por meio da Experiência Paz e Bem, consolida os valores franciscanos com atividades que incentivam cidadania, empatia e solidariedade. No currículo, temos o componente Socioemocional para o Ensino Fundamental Anos Finais e o Projeto de Vida para o Ensino Médio, promovendo reflexão sobre respeito, ética e responsabilidade.
Como vocês trabalham o inglês no CFRP? Há algum tipo de investimento especial para a segunda língua?
O Regina conta com o Dive.b, um robusto programa bilíngue em parceria com o Bernoulli Sistema de Ensino, disponível para os estudantes do Infantil 3 ao 7º Ano (faixa etária comprovadamente propícia para aprendizagem de outro idioma). O Dive.b é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento acadêmico e cultural de nossos alunos, preparando-os para os desafios de um mundo globalizado. Com uma metodologia que integra o ensino da Língua Inglesa ao currículo regular, o programa possibilita que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão, ampliando suas oportunidades de acesso aos mais diversos contextos socioculturais.
Quais estratégias vocês utilizam para a preparação para o ENEM?
Nossa escola adota estratégias consistentes para preparar os estudantes para o ENEM. Entre elas, destacam-se o material didático do Bernoulli Sistema de Ensino, em caráter revisional para o Terceirão, a carga horária estendida com aulas, provas e monitorias no contraturno escolar, o programa de ensino personalizado Rede Up!, com foco em Matemática (que é semelhante a uma aula particular de reforço, oferecida se custo adicional), a correção de redações no modelo do ENEM em parceria com a Imaginie, a realização de simulados com correção TRI, a Rede Play, uma plataforma com aproximadamente 500 videoaulas conteúdos preparatórios e o incentivoà aprendizagem em pares com o projeto Time de Monitores. Todas essas estratégias envolvem revisão de conteúdos, resolução de questões e uma ampla ênfase nas habilidades exigidas pela prova. Além disso, os professores promovem atividades interdisciplinares que conectam os conteúdos curriculares às questões mais recorrentes no ENEM, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de argumentação.
Cientes de que a preparação para um exame de grande porte pode gerar ansiedade, também trabalhamos no desenvolvimento de competências socioemocionais, oferecendo suporte psicológico e promovendo práticas que ajudam os alunos a lidar com o estresse, mantendo o foco e o equilíbrio emocional. A atenção do Regina para com os alunos é completa: buscamos garantir que eles estejam preparados não apenas para o ENEM, mas também para os desafios acadêmicos e pessoais que surgirão após a prova. acadêmico e cultural de nossos alunos, preparando-os para os desafios de um mundo globalizado. Com uma metodologia que integra o ensino da Língua Inglesa ao currículo regular, o programa possibilita que os estudante desenvolvam habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão, ampliando suas oportunidades de acesso aos mais diversos contextos socioculturais.
Como a escola promove o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil? Nossa Educação Infantil é muito potente.
No Regina, promovemos o desenvolvimento integral das crianças por meio de um proposta pedagógica ancorada na interaçãoe nas brincadeiras e realizada por meio de inúmeros projetos incríveis que são fundamentais para a formação dos alicerces cognitivos, motores, sociais e emocionais decada criança. Nossas práticas são centradas no brincar como principal linguagem da infância, proporcionando momentos que estimulam a criatividade, a socialização, a resolução de problemas e o respeito às diferenças Outro diferencial é o trabalho com valores humanos e cristãos, inspirados no carisma das Irmãs Clarissas Franciscanas, que busca promover desde cedo o respeito, a empatia ea convivência pacífica. Nosso objetivo é garantir que as crianças vivenciem experiências significativas e prazerosas, preparando-as para a vida escolar e para uma convivência harmoniosa no mundo.
O Colégio é muito grande e espaçoso. Você acredita que esse espaço físico favorece para o aprendizado dos alunos de alguma forma?
Nosso espaço é realmente extraordinário e exerce um papel essencial em proporcionar experiências enriquecedoras para os estudantes de todas as faixas etárias. Em nossos ambientes amplos e bem planejados, os estudantes têm acesso a locais que favorecem tanto o aprendizado quanto a convivência e o bem-estar. Temos amplas áreas externas como pátios, bosque e quadras esportivas, que se constituem de espaços ideais para atividades recreativas, esportivas e culturais, promovendo o desenvolvimento físico e social.
Esse amplo espaço também incentiva a criatividade e a exploração, elementos fundamentais no processo de aprendizagem. No Regina Pacis, o espaço físico é mais do que uma infraestrutura; é um componente essencial para tornar a experiência escolar completa e significativa.
Qual o motivo de escolher o Bernoulli como sistema de ensino para o colégio?
O Regina Pacis é parceiro do Bernoulli Sistema de Ensino há anos. É uma trajetória consolidada e de muito sucesso. O Bernoulli é uma plataforma de ensino completa, inovadora e altamente eficaz, reconhecida por sua capacidade de promover uma educação de qualidade e excelência. Com um conteúdo atualizado e alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o sistema oferece recursos didáticos que abrangem desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, integrando teoria e prática de forma dinâmica. Com seu enfoque na inovação e na qualidade pedagógica, o Bernoulli contribui significativamente para a formação de estudantes preparados para os desafios acadêmicos e profissionais do futuro. E com relação aos esportes? Como o Regina trabalha e incentiva as práticas esportivas? Neste ano, tivemos participação no JEMG. Na etapa microrregional, sagrou-se campeão doxadrez (módulo I e módulo II masculino) e do basquete (módulo II masculino). Na etapa regional, conquistamos o 5º lugar geral no xadrez, um resultado bem relevante para a nossa cidade. Estamos participando também dos Jogos Escolares de Sete Lagoas (que garante classificação para o JEMG 2025) e para fechar o ano letivo com chave de ouro, trouxemos de volta um evento esportivo que marcou muitas gerações que já passaram pelo o CFRP, o JOPREP (Jogos da Primavera do Regina Pacis) que está promovendo um ambiente de alegria, diversão e competição saudável para alunos e familiares. Nós oferecemos uma ótima infraestrutura para a prática de esportes e acreditamos ser fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo trabalho em equipe, saúde física e mental, disciplina, e incentivando a cidadania, a empatia e a solidariedade
Para 2025 a Rede Clarissas Franciscanas pretende investir ainda mais em esportes, artes, teatro, dança e muito mais.