Tendência de consumo no país em 2025 se desloca para o interior. Esta é a constatação do iPC Maps, da tradicional e conceituada IPC Marketing Editora, empresa paulista que apresenta em números absolutos o detalhamento do potencial de consumo em 22 categorias de produtos nos 5.570 municípios do Brasil, e ainda conta com o detalhamento de bairros em 221 municípios.
“… O interior sobe a sua presença no mercado consumidor total para 54,94% no cenário brasileiro. De 2023 para 2024, a quantidade de empresas subiu 9,2% no interior e 7,0% nas capitais e regiões metropolitanas, contra 8,1% da média nacional”, segundo publicação do Diário do Grande ABC/SP, baseado nos dados do iPC Maps.
De acordo com estes mesmos dados, em 2024 está havendo uma “queda na participação do bolo nas 27 capitais no mercado consumidor (de 27,95% para 27,80%). A tendência vem sendo registrada nos últimos anos. Em baixa, também, estão as regiões metropolitanas, que passam a responder por 45,06%.”
Traduzindo, cidades do porte de Sete Lagoas (que não pertence à Grande BH) estão com faca e queijo nas mãos para deslancharem na movimentação da economia e melhoria da qualidade de vida de suas populações.
Nossa cidade passa por um momento especial nestes seus 156 anos de emancipação política. Estrategicamente muito bem localizada no mapa de Minas, perto do Aeroporto Internacional de Confins, com boas rodovias de acesso ao Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, além do rápido acesso a Belo Horizonte.
Uma das 12 cidades de maior arrecadação do estado, também uma das 12 que mais consome, em torno de R$ 9,7 bilhões.
Do agronegócio, varejo, indústria, construção civil, turismo, comércio e prestadores de serviço, de pequeno, médio e grande porte, temos tudo a oferecer. E um enorme público consumidor, local, regional e de todas as partes do mundo, já que as compras via internet e o trabalho home-office entraram firme, de forma crescente e irreversível, durante e pós-pandemia Covid-19.
Que os eleitores de Sete Lagoas e região saibam escolher prefeitos e vereadores que sejam competentes e tenham credibilidade para aproveitar essa oportunidade rara de mudar para muito melhor a nossa realidade.