CEB´S – COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE

por Padre Warlem Dias

As CEB´S não são um grupinho de pessoas com bíblia na mão, em círculos bíblicos; nem uma ala de partido político, no caso o PT; muito menos uma “persona” e tampouco uma coisa qualquer indecifrável. 

As CEB´S são mais de 500 lideranças (mulheres, homens, diáconos, padres, bispos, crianças e jovens) de todas as Minas Gerais, reunidas no 9º Encontro Mineiro, na cidade de Passos de 18 a 21 de julho de 2034. Rejuvenescidos por falas democráticas e na pedagogia libertadora de oficinas, fortalecidos na cidadania, inspirados pela Palavra de Deus e nas experiências de tantos irmãos (ãs) de luta por Terra, Teto Pão, fez-se ouvir o clamor de uma Igreja em saída e sinodal, cada vez mais, buscando Voltar a Jesus de Nazaré.

Recortes da carta Compromisso.

 Iluminados pelo Evangelho e pelas intuições do Papa Francisco, por uma Igreja em saída e sinodal, por vida digna para todos Terra, Teto e Trabalho, na certeza que Deus “derruba os poderosos dos seus tronos e eleva os humildes”. (Lc 1, 52), reafirmamos o nosso compromisso batismal pela sinodalidade, promovendo a transformação das estruturas para comunhão eclesial; mantendo nos no resistentes e resilentes no caminho e nas lutas pela manutenção dos direitos trabalhistas, pelo fortalecimento do CONSEA, vivendo a misericórdia e a corresponsabidade defendendo os amplos direitos das mulheres, das juventudes e das minorias.

Reafirmamos também o nosso compromisso no combate a fome, às desigualdades, ao racismo, às agressões aos povos originários, apoio e investimento as lideranças de resistência nos territórios, enfim, a todo tipo de injustiça e tirania provocado pela ganância do capitalismo neoliberal. Reafirmamos nossa luta pela suspenção do Marco Temporal que fere os direitos Humanos e não respeita a Constituição Federal e as Convenções Internacionais. 

Somos Comunidades eclesiais de Base que mobilizam de forma resiliente nas organizações, nas lutas e nos movimentos populares, por uma sociedade superando as desigualdades e preconceitos.

As CEB´S são um jeito de SER. É pequena, quase invisível. É o fermento na massa.