Os mais de 500 CNPJs que fazem parte da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Sete Lagoas têm, a partir de agora, mais um grande benefício à disposição: o escritório da Câmara Privada de Mediação e Arbitragem. O órgão, que ocupa uma sala no 2° andar do prédio da ACI, tem a gestão da advogada e mediadora Lis Patris e foi inaugurado na última semana.
A mediação, conduzida por mediadores capacitados pelo TJMG, facilita o diálogo entre as partes, promovendo a compreensão mútua e incentivando soluções satisfatórias. Já a arbitragem, mais formal e estruturada, permite que árbitros especializados decidam disputas com base em evidências apresentadas pelas partes, garantindo uma decisão rápida e final, com segurança jurídica e confidencialidade.
A Câmara, credenciada pelo Tribunal de Justiça do Estado, homologa os acordos mediados, “encerrando as disputas de forma eficaz. Além da redução de custos e do aumento dos lucros, a iniciativa promove um ambiente de trabalho positivo”, conforme destaca Lis Patris.
A parceria entre a Câmara e ACI foi bastante elogiada pela presidente, Valéria Reis. A gestora entende que a inauguração do escritório “é um avanço significativo dentro do associativismo, beneficiando empresas, instituições e indivíduos que buscam resolver disputas de maneira discreta e eficiente”.
Sobre a Câmara Privada de Mediação e Arbitragem:
A Câmara Privada de Mediação e Arbitragem é uma instituição dedicada à resolução de disputas através de métodos alternativos ao sistema judicial convencional. Com um corpo técnico especializado e uma abordagem centrada nas necessidades das partes, oferece soluções eficientes e imparciais para uma ampla gama de disputas.