Por Leo Campolina
Automobilismo
Workshop de Negócios em Turismo e Eventos traz casos nacionais de sucesso para SL
O workshop mostrou como é fundamental a união do empresariado para organizar e viabilizar as ações necessárias para que Sete Lagoas e região possam se desenvolver de fato como destino turístico e usufruir dos benefícios desta atividade.
No mês de junho Sete Lagoas vai sediar um dos maiores eventos estudantis de Minas Gerais, a 7ª edição do Engenharíadas.
A cidade receberá cerca de 6.500 universitários dos cursos de Engenharia e Arquitetura de diversas cidades mineiras para quatro dias de evento.
A estimativa é de que estes turistas injetem cerca de R$ 3 milhões na economia local, através de consumo no comércio, seja em hospedagem, alimentação e bebida, serviços de transporte e outros mais.
A captação deste evento é apenas um dos primeiros resultados concretos do trabalho do Grupo UAI, com apoio do Sebrae.
Para que este cenário se torne uma realidade cada vez mais constante no dia a dia de Sete Lagoas e região, o Grupo UAI e o Sebrae, com apoio de empresas locais, realizaram o Workshop de Negócios em Turismo e Eventos no dia 28 de maio, no auditório da ACI.
Participaram mais de 100 empresários locais de diversos segmentos que podem ser beneficiados com o crescimento da atividade turística.
Para mostrar o passo a passo deste trabalho, foram convidados representantes de grandes destinos turísticos como Tiradentes (MG), Gramado (RS), Pomerode e Florianópolis (SC) e da Serra Gaúcha.
As lições dos casos de sucesso
Gabriela Barbosa, gerente da Pousada Pequena Tiradentes e coordenadora de marketing do projeto Tiradentes Mais, revelou os detalhes do trabalho de organização e promoção da cidade histórica de Minas Gerais como destino turístico.
"Há alguns anos, a referência era apenas que Tiradentes era perto de São João del Rei. Foram muitos anos de trabalho e muito investimento em divulgação para chegar aonde estamos. E ainda temos muito para evoluir", revelou Gabriela.
Proprietário da Pousada Encantos da Terra e líder da rede de Pousadas Serra Gaúcha (RS) e do programa Hóspede Vip, Mauro Salles mostrou como a união de empreendedores da região transformou e impulsiona a atividade turística local.
"Com o programa Hóspede Vip nossos clientes têm benefícios em uma rede de parcerios e com isso conseguimos o envolvimento de diversos empreendimentos, que também lucram com a atividade turística e fortalecem a economia regional", explicou Mauro.
Proprietária do Restaurante Típico Colonial Wunderwald e presidente da Fundação Cultural de Pomerode, Darli Bahr, contou como a cidade, que fica no caminho de quem vai para a Serra Gaúcha, trabalha para se consolidar como destino turístico.
"Temos a maior festa de páscoa do Brasil. Além disso, buscando algo inédito, construímos a maior árvore de Páscoa e o maior ovo de Páscoa do mundo, reconhecidos pelo Guiness Book, o livro dos recordes", contou orgulhosa. "Isso só foi possível graças à união de muitas pessoas em prol do turismo", completou.
Diretora do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia de Florianópolis, Gisella Simões falou da importância da construção de uma marca e uma imagem para o destino turístico, baseados num diagnóstico real das origens, das potencialidades culturais, naturais e econômicas.
"Inauguramos esta semana uma obra de um artista plástico local, em espaço público, que fez o nome da cidade em forma de letreiro inusitado, para que as pessoas queiram tirar fotos ao lado dele e compartilhar para suas redes que estiveram em Floripa. Logo nos primeiros dias já foram milhares de fotos circulando, fazendo propaganda gratuita da cidade e sua arte", exemplificou.
Com grande experiência em turismo, a consultora Luciana Thomé participou de alguns dos trabalhos citados e destacou a importãncia de um trabalho profissional, como o que vem sendo desenvolvido pelo Grupo UAI, com apoio do Sebrae.
"Sete Lagoas tem um grande potencial para o turismo de eventos e negócios, mas precisa de trabalho sério para transformá-lo em realidade", afirmou.
Leo Campolina