Rotatória Barbosa Melo é reprovada por unanimidade

Rotatória conhecida como Barbosa Melo, no bairro Interlagos, é reprovada por usuários: excesso de semáforos, ausência de faixas e sinalização confusa apavoram motoristas e pedestres. Prefeitura prometeu cobrar da empresa responsável

23/07/21 - 11:15

Quantidade de semáforos instalados no complexo da rotatória impressiona, gera confusão e muito transtorno. Fotos: Celso Martinelli
Quantidade de semáforos instalados no complexo da rotatória impressiona, gera confusão e muito transtorno. Fotos: Celso Martinelli

Celso Martinelli

No dia 15 de julho de 2020 o prefeito Duílio de Castro assinou as ordens de serviço para a reforma da rotatória conhecida como Barbosa Melo e também para nova pavimentação de trecho da Av. Perimetral (Prefeito Alberto Moura). Em novembro do ano passado, a obra foi entregue após muita polêmica, visto que era ano de eleição e a revitalização só foi possível graças a parceria com o grupo Mercantil Bastos que, mediante cessão de um terreno público para a construção de um centro de distribuição, bancou a obra e sua execução, que foi acompanhada e fiscalizada pela Secretaria de Obras do Município. 

Passados quase nove meses, o SETE DIAS questionou a população, in loco e nas redes sociais, sobre qual a avaliação faz da rotatória que fica entre a avenida Prefeito Alberto Moura, ruas Santa Juliana, Raimundo Geraldino Fonseca e MG-238, no bairro Interlagos.  Com intenso fluxo de veículos pesados, trata-se de uma das principais alças de acesso para escoamento da produção de importantes indústrias de Sete Lagoas e região.

Na ocasião, o prefeito disse que se tratava da obra mais importante para o sistema viário de Sete Lagoas. “Nós não estamos apenas revitalizando. Nós vamos construir uma nova rotatória com 22 metros de largura de pista, interligando com a Perimetral e a Padre Tarcísio, juntamente com a nova rotatória da Escola Técnica, dando mais agilidade no escoamento dos nossos produtos e atraindo, assim, mais empresas para a cidade”, afirmou Duílio de Castro, na oportunidade.

Porém, para a maioria massacrante dos entrevistados e dos que participaram da enquete – foram, até o fechamento desta edição (22/07)  690 comentários no Facebook e outros 211 no Instagram – o resultado está longe do esperado. Críticas pesadas foram feitas. “Chega a ser vergonhoso o gasto com dinheiro público pra não resolver, semáforos em excesso, pouco espaço entre eles, mal sincronizados, vergonhoso. Somos feitos de idiotas mais uma vez”, afirmou o dentista Otávio Pontelo. 

Para a empresária Rozani Souza Lopes, seja para pedestres ou motorista, a rotatória é sinônimo de confusão. “Nota-se algo fora de cadência. Tem alguma coisa errada. Seriam os semáforos? Ou a configuração das vias? Óbvio que a intenção foi boa, melhorou em termos de logística e paisagismo. No entanto, deve haver um modo de corrigir o que não está funcionando. Lembro que quem tentou barrar a obra, por diversos motivos na época, foi achincalhado, foi em momento de eleições. E as pessoas que de fato tinham um certo conhecimento sobre a obra, foram nas redes sociais. Mas interesses políticos falaram mais alto”, lamentou.

Para o vereador Ivson Gomes (Cidadania), mudou-se a infraestrutura, mas a bagunça continua. “O trânsito é um bem social. Está tendo mais conflitos e acidentes de quando não tinha semáforo. Está parecendo trânsito na Índia, como vemos nos filmes”, criticou.  Segundo ele, será solicitada realização de audiência pública para debater a situação daquele complexo viário.

O vereador Junior Sousa também cobra um posicionamento da Prefeitura de Sete Lagoas. “Estive na rotatória da Barbosa Melo várias vezes. Tenho recebido constantes questionamentos por parte da população. Cobrei as correções em audiência pública e, de acordo com o secretário de obras, já foi solicitado à empresa responsável a realização de melhorias, porém nada foi resolvido”, afirmou.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Com relação ao trevo conhecido com Barbosa Melo, localizado nas confluências das vias Prefeito Alberto Moura, rua Santa Juliana , MG-238, av. Padre Tarcísio Gonçalves e rua Pedralva, o Município contratou, por meio de processo licitatório, a empresa Rua Viva, de Belo Horizonte, para elaboração do projeto de ampliação da rotatória, com abertura da nova pista da av. Prefeito Alberto Moura, onde foi proposto pela empresa a instalação de seis conjuntos semafóricos.

O Município realizou desapropriações para ampliação fisica da rotatória, obedecendo o projeto apresentado, e houve o aumento das pistas de rolamento e conformação dos greides, pois antes era recorrente que carretas ficassem presas pelos chassis. Porém, como o sistema não está funcionando de maneira coordenada, a Secretaria Municipal de Obras notificou a empresa para justificativa técnica. Enquanto isso, o Município trabalha com a empresa de manutenção semafórica para melhorar o sistema de fluidez do trânsito, com serviços a serem executados ainda esta semana.

imagem

Provocados, leitores e usuários opiniam sobre a rotatória
 

Roberta Lanza

Com a palavra, internautas, leitores do SETE DIAS e quem tem que se arriscar ao passar pelo local. Não foram enviadas ou emitidas sequer uma opinião positiva.  A pergunta acima foi feita nas páginas do jornal no Instagram e Facebook.  Mais de 900 pessoas comentaram. Veja algumas opiniões. Confira:

Após nove meses inaugurada, qual avaliação você faz da rotatória Barbosa Melo, sentido MG-238. Melhorou? Piorou? Por quê?

Ficou muito, muito, muito pior. Não dá pra entender, uma confusão. Os carros bloqueiam o cruzamento (porque não tem outro jeito). Muito confuso. Eu evito ao máximo passar por ali. Os semáforos são totalmente desconfigurados, não tem nenhum sentido de direção as ruas, se você precisa ir pra direita precisa fazer mão inglesa de 10 metros e retornar pra mão normal e a chance de bater é muito grande. Eu de moto, tenho de redobrar a atenção. Defendo a gestão atual do prefeito quando faz bem feito, porém essa obra e a da Castelo Branco foi muito, mas muito, mas muito mal feitas. Fico triste quando vejo meu dinheiro sendo tão mal gasto.
Marcos Junior

Passo aí todos os dias com medo, sem saber se passarei amanhã. Não faz sentido um trabalho tão mal feito como foi desenvolvido, planejado e executado. A Prefeitura de Sete Lagoas sempre pisando na bola. Moro na rua do digníssimo prefeito, onde ocorre acidentes toda semana, e o próprio não faz nada, não toma providência alguma. A cidade está abandonada, essa é a verdade. Gracielle Franklin
Então, aquele trecho precisa imediatamente ser repensado, melhorar a sinalização e/ou fechar algumas saídas. Ficou muito confuso, eu confesso que evito passar no local, até mesmo pelo risco de acidentes.
Gleison Ivo

Péssima sinalização, o espaço entre os sinais é pequeno. Sem ser horário de pico dá problema, imagina em horário de pico?! Aquela "obra" tem que ser revista com urgência.
Claudiane Soares

Essa rotatória dá pânico. Sinceramente, ficou muito perigosa. Deixa todos os motoristas inseguros. Hora de pico é pior ainda. Prefeito... cadê você??? Toma providência. São vidas que estão em risco diariamente nesse local. Já teve vários acidentes. Se errou... conserta.
Daniella Costa

Queria conhecer o engenheiro... nunca vi semáforo em rotatória, ainda mais esse tanto.
Patrícia Carvalho

Parece o Triângulo das Bermudas. Se você cai lá dentro, se perde. 
Leonardo Clemente

Terrível, tenho que passar por lá para ir para casa dos meus pais. E oro pra Deus nos proteger toda vez que tenho que passar lá. Uma confusão total. Incompetência, irresponsabilidade. Serviço mal feito. Não sei que assinou aquele projeto. Vocês poderiam compartilhar conosco, para ninguém contratar.  
Angélica Braz


Se a ideia é testar nossa paciência, tá de parabéns. Além de testar nossas sete vidas de gato.
Cassiana Eudócia

Ficou mal sinalizado. Acontece de um sinal abrir e ter veículos fechando o cruzamento. O espaço entre um sinal e outro ficou pequeno. Perigoso demais esse treco, tem que ser revisto e refazer tudo.
Wanderson Geraldo Machado Silva

Tenho medo de passar por essa rotatória.... Os semáforos são muito confusos, as pessoas se confundem e os acidentes constantes!!!! Nota 0 para o despreparo da Prefeitura de Sete Lagoas!!!
Graciele Maia

Está péssima! E a sinalização, além de precária, confunde mais ainda, praticamente impossível não errar o caminho. Da forma que era antes estava muito melhor.
Gilmar Ribeiro

Uma obra horrível. Quem não sabia rezar teve que aprender… Aquilo ali é um perigo em todos os sentidos possíveis.
Marta Moreira

Motoristas deverão fazer um curso na NASA, porque a escola de direção na autoescola não nos preparou para a complexidade desta obra.
Maria José Dos Anjos

Uma bagunça. É Deus que me leva quando passo ali, não entendo nada que tá acontecendo! Kkk
Thiago Dos Anjos

Nunca vi um lugar para não desenvolver o trânsito igual este! Abre um sinal, fecha o próximo. Você não anda, o trânsito não flui, os sinais tinham que ser em sintonia e não do jeito que está!!! Ficou pior do que estava, pelo menos antes o trânsito fluía.
Alan Cristian

Horrível. Outra vez quase presenciei um acidente onde dois sinais de pistas opostas se abriram simultaneamente. O engenheiro de tráfego que planejou aquela rotatória só pode estar de sacanagem pra fazer algo mal feito como aquilo.
Harryson Rodrigues da Costa

Uma zona total, os sinais estão mal sincronizados. Quando um sinal fecha e abre outro, os carros fecham o cruzamento, os motoristas que não conhecem muito a região ficam sem saber pra que lado virar.... Uma zonnnaaaaaa!!! Um serviço mal feito, dinheiro desperdiçado. Era melhor ter deixado como estava. Dá até medo do jeito que está.
Raquel Oliveira

Sem sentido, completamente sem sincronia e time dos sinais. Chegando por uma das vias, quem não conhece entra pela contramão. Já escapei de um acidente feio porque o rapaz que vinha pela minha lateral esquerda passou direto porque achou que o sinal dele estava aberto (quando na verdade ele olhou para outro sinal, que fica apontado na mesma direção) Aquilo tudo só funciona quando está tudo no alerta "AMARELO" porque aí todo mundo fica atento. UMA VERDADEIRA ABERRAÇÃO!!!
Arnon Junior

Nunca vi um sistema de trânsito tão mal feito igual de Sete Lagoas... Olha que viajei por várias capitais, mas aqui parece que é tudo no improviso, não tem engenharia, estatística, estudo de mobilidade, uma porcaria... Sinais desnecessários, monte de quebra mola e faixa de pedestre mal alocada, além do convívio com bilhões de buracos nas vias e calombos que parecem furúnculos... Absurdo, falta de respeito com o cidadão pagador de imposto.
Stefano Lanza

Veja Mais