COLUNISTA CONVIDADO - O que é o blockchain e por que ele irá mudar o mundo (parte 2)

01/03/19 - 10:10

O blockchain é a plataforma responsável pelas criptomoedas
O blockchain é a plataforma responsável pelas criptomoedas

Na penúltima edição do jornal, nós falamos do blockchain a partir de sua ascenção no mercado financeiro.

 

Hoje, nós iremos abordar suas funcionalidades no âmbito das transações de informações e ativos. Explico: Imagine que você acabou de comprar um imóvel e precise registrá-lo como de sua propriedade. Seguindo os padrões atuais, você deve registrá-lo em um cartório, pois o mesmo irá lhe garantir fé pública diante de sua natureza jurídica. 

 

Pois bem, o cartório nada mais é do que um intermediário que transmite e garante confiança e o reconhecimento de transações, podendo dizer se você é, ou não é, o dono de sua assinatura. Mas onde entra o blockchain nessa história? Ele entra sendo, potencialmente, o substituto do cartório.

 

Pois assim como ele tem o potencial de eximir o mercado de criptomoedas das fraudes, ele também tem a mesma capacidade de gerir informações e transações sem o risco de que alguém se passe por você ou falsifique suas informações/ assinatura. Lembre-se: no blockchain tudo pode ser rastreado e auditado, mas não pode ser editado ou apagado. Ou seja, o blockchain tem a mesma capacidade de um cartório de transferir fé pública, desde que em algum momento, o nosso poder legislativo garanta essa natureza jurídica ao mesmo.

 

Na próxima edição do jornal, nós continuaremos a abordar este assunto indo um pouco mais fundo na relação do blockchain com as novas tecnologias. Um grande abraço e até a próxima edição.

 

Jonathan Ramos

Empreendedor

 

LEIA A PARTE 1 AQUI

Veja Mais