Seus Direitos

Planejamento Previdenciário: o caminho necessário para sua aposentadoria (2)

22/01/21 - 07:45

Por Silvio de Sá

DR. SILVIO DE SÁ

Continuação da edição passada: fique por dentro dos caminhos para conseguir sua aposentadoria:


 • UM EXEMPLO PRÁTICO DE EFEITOS POSITIVOS DA REFORMA: 
Vejamos, uma situação muito comum que aconteceu com frequência diz respeito a análise das aposentadorias de professores que fizemos em 2020. Conforme falamos acima, tais profissionais também tiveram as regras de aposentadoria modificadas. Pois bem, 95% (noventa e cinco por cento) das professoras que atendemos em 2020 foram beneficiadas com a Reforma da Previdência de 2019, isso porque o valor de suas aposentadorias será bem melhor com a aplicação das novas regras. Portanto, a orientação repassada aos professores foi simples: espere um ou dois anos que o valor da sua aposentaria aumentaria, por exemplo, 30%. Dessa forma, muitos trabalhadores que acreditavam que seriam prejudicados com a aplicação das novas regras, apesar de terem que trabalhar por cerca de 1 ou 2 anos a mais, terão um ganho de R$1.500,00 a R$2.000,00 no valor de suas aposentadorias.

 • REPITO, ANALISAR AS REGRAS E TRANSIÇÃO NUNCA FOI TÃO IMPORTANTE 
Conforme falamos acima, a reforma trouxe consigo 5 regras de transição, que são destinadas àqueles trabalhadores que já eram filiados ao sistema no período anterior à sua promulgação, cada regra dessa tem seus requisitos próprios e pode, ou não, ser vantajosa para determinado trabalhador. 

Todas essas análises devem ser apresentadas para os segurados, juntamente com a data exata em que eles poderão realizar o requerimento de sua aposentadoria. Além do resultado, o especialista precisa adotar três fundamentos que devem nortear o planejamento previdenciário, quais sejam:

 Tempo = Quanto tempo o cliente precisa trabalhar para se aposentar? Valor = Qual será o valor da aposentadoria do cliente se ele se aposentar agora ou daqui a X anos? Pretensão = O cliente quer se aposentar imediatamente? Quer e pode trabalhar um tempo a mais?

 • ENFIM, A APOSENTARIA NÃO É APENAS UM SONHO, MAS UM DIREITO FUNDAMENTAL 
Em resumo a aposentaria não é apenas um sonho, mas um direito essencial para assegurar uma vida digna quando atingirmos a melhor idade! Por isso é preciso, em face da reforma previdenciária de 2019, planejar o melhor momento para se aposentar e buscar o melhor benefício que for possível. 

• APOSENTAR É PLANEJAR O QUANTO ANTES
 Investir na aposentadoria desde cedo é sempre uma grande decisão, ou seja, planejar como será seu benefício previdenciário no futuro sempre será uma ótima ideia. 

• UM CONSELHO FINAL 
Para alcançar qualquer desejo ou sonho é preciso estabelecer metas e objetivos. O planejamento da aposentaria é um objetivo, programe quando você pretende se aposentar, com tempo hábil para que o seu esforço para acumular o recurso que será usado na aposentadoria não seja muito grande. Não faça nada por impulso, pois se aposentar repentinamente certamente lhe trará problemas financeiros no futuro. Ao definir quando atingir o seu objetivo, você terá uma motivação a mais para trabalhar produtivamente. Quanto antes e mais investir, maior será o valor recebido mensalmente em sua aposentadoria.

imagem

Silvio de Sá

Seus Direitos

Veja Mais