Sete Dias Indica

14 filmes de 14 gêneros que me marcaram, como cinéfilo e crítico 

06/09/21 - 09:56

Por Sétima Arte

Wellberty Hollyvier D’Beckher

Fiz uma lista de alguns filmes que me marcaram muito. Não está em ordem de preferência nem é um ranking, são filmes de gêneros diferentes. Destes, apenas dois não vi nos cinemas. Desta vez também não darei nota. Então vamos a eles.

1 - Romance. As Pontes de Madison, 1995, direção Clint Eastwood. Bela história de amor entre um fotógrafo e uma dona de casa. Quando o marido viaja, os dois vivem um breve e intenso romance entre duas almas gêmeas, que infelizmente se conheceram tarde demais. Belíssima fotografia e trilha sonora.

2 - Aventura. Jumanji, 1995, direção Joe Johnston. Alan Parrish quando criança foi sugado por um jogo. 26 anos depois duas crianças acham o jogo e começam a jogar. Alan é libertado, mas para o jogo acabar e para ser realmente libertado, eles precisam terminar o jogo. Os efeitos especiais são bons até hoje, imagina quando foi lançado.

3 – Suspense. Os Suspeitos, 1996, direção Bryan Singer. Detetive interroga um dos únicos sobreviventes de uma explosão no cais que provocou dezenas de mortes. O suspeito em questão vai contando uma história que deixa dúvidas sobre a verdade.

4 – Comédia. Quanto Mais Quente Melhor, 1959, direção Billy Wilder. Depois de testemunhar um assassinato da máfia, dois amigos bolam um plano para escaparem, se disfarçam de mulher e se juntam a uma banda de jazz feminina. Com Marilyn Monroe.

5 – Terror. O Farol. 2019, direção Robert Eggers. No século 19 um zelador chega em uma remota ilha para ajudar com o farol, mas o isolamento, a bebida e as tempestades criam tensão. Então coisas sem explicações e histórias contadas passam a perturbar o jovem.

6 – Indie. Projeto Flórida. 2017, direção Sean S. Baker. Uma garotinha agitada que mora em um hotel perto da Disney com sua mãe vive com a proteção do gerente, na batalha diária pela sobrevivência. Grande atuação Willem Dafoe.

7 – Clássico. Morangos Silvestres. 1957, direção Ingmar Bergman.  Um médico viaja com a nora grávida e triste para receber um diploma. Pelo caminho conhecem caroneiros e cada um deles mexe com o médico de forma diferente, entre eles uma mulher que parece muito com o primeiro amor de sua vida.

8 - Ficção científica. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. 2004, direção Michel Gondry. Joel descobre que seu amor, Clementine, o apagou completamente da memória. Revoltado, ele decide fazer o mesmo, só que durante o processo ele se arrepende e tenta de tudo para manter uma lembrança da amada. Melhor atuação de Jim Carrey.

9 – Guerra. A Queda! As Últimas Horas de Hitler. 2004, direção Oliver Hirschbiegel. O filme é narrado por Traudl, personagem real, que foi secretário pessoal de Hitler. Ela conta como foram os últimos dias da vida do ditador alemão, quase no final da guerra.

10 – Musical. Amor, Sublime Amor. 1961, direção Robert Wise, Jerome Robbins. Conta a história de duas gangues rivais em Nova York. Porto-riquenhos e brancos anglo-saxões disputam a área, mas um amor surge entre Tony - saxão e Maria - porto riquinha. Este romance proibido é motivo de muitas tragédias.

11 – Noir. Los Angeles- Cidade Proibida. 1997, direção Curtis Hanson. Ao investigar um caso de múltiplos homicídios, dois detetives acabam desvendando um esquema de prostituição de luxo que envolve membros de Hollywood e o departamento de polícia.

12 – Ação. A Outra Face. 1997, direção John Woo. Um terrorista sofre um acidente, mas um agente o FBI usa um recurso de troca de rosto. Então ele pega o rosto do terrorista para descobrir suas ligações. No hospital, o terrorista acorda e faz o médico colocar a face do agente nele e, assim, de rostos trocados, um tenta eliminar o outro.

13 – Drama. Sleepers – A Vingança Adormecida. 1996, Direção Barry Levinson. Quatro adolescentes são condenados a passar um ano em um centro correcional depois de um trote acabar mal. 30 anos depois eles se reencontram e decidem se vingar das humilhações e surras sofridas durante a detenção.

14 – Nacional. O Lobo Atrás da Porta. 2013, direção Fernando Coimbra. Uma criança é sequestrada e na delegacia se descobre que o pai da criança teve uma amante, que é interrogada. O depoimento dos pais e da amante revelam uma rede de amor, mentiras ciúmes e vingança.

Wellberty Hollyvier D’Beckher é formado em artes cênicas pela UFMG, pela faculdade do Rio de Janeiro em crítica e análise de filmes, além de cinéfilo desde os dez anos de idade. 

Sétima Arte

Sétima Arte

Veja Mais