Sem Reserva | 27/11/20

27/11/20 - 10:45

VAI FERVER
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal promete ser quente. Com a promessa do prefeito Duílio de Castro (Patriota) de não interferir no processo, os vereadores eleitos no seu grupo estão sem rumo e, pelo menos quatro, estão fazendo campanha silenciosa pelo cargo de presidente.

QUEM SÃO
Os pretendentes já têm experiência no Legislativo. São eles: Pastor Alcides (PP), Gilson Liboreiro (Solidariedade) e Rodrigo Braga (PV), que foram reeleitos, mais Caio Valace (PODE), que retorna à Câmara depois de 16 anos. Resta saber se o grupo ficará unido ou dividido já no primeiro dia do mandato.

CORRENDO POR FORA
Do grupo de Douglas Melo, quem corre por fora é o vereador eleito Júnior Sousa (MDB). Com o status de mais votado na recente eleição, ele articula uma possível candidatura. Mas, pela nova configuração da Câmara, a missão não será fácil.

SAIA JUSTA
O Regimento Interno da Câmara define que o vereador eleito mais votado deve presidir a sessão solene de posse. Desta forma, Júnior Sousa, com seus 2.892 votos, vai abrir a solenidade até que a Mesa Diretora seja eleita. Ele é um dos principais desafetos políticos de Duílio de Castro na atualidade.

FORMALIDADES
Todos os eleitos em Sete Lagoas terão que ser diplomados até o dia 18 de dezembro. A data exata será definida pela Justiça Eleitoral, que ainda avalia a prestação de contas dos candidatos. A posse será no dia 1º de janeiro no Plenário da Câmara Municipal e, em decorrência da pandemia, terá poucos convidados.

NO OUTDOOR
O vereador eleito Eraldo da Saúde (Patri) é um dos principais assessores de Duílio de Castro e herdou táticas políticas do chefe. Ele foi o primeiro a aparecer em placas de outdoor agradecendo seus eleitores. Duílio fez isso em toda eleição que venceu e, desta vez, aparece ao lado do seu vice, Dr. Euro.

CORINGA
Durante entrevista coletiva nesta semana, o prefeito Duílio afirmou que o seu vice eleito não será nomeado em nenhuma secretaria, mas terá status de Chefe do Executivo. Os setores em que Dr. Euro será mais exigido serão na Saúde e, conforme sua própria vontade, no Turismo, uma das principais bandeiras dos seus mandatos de vereador.

VOTOS TRANSFERIDOS
A vereadora eleita Silvia Regina (PSC), com 953 votos, era lotada no gabinete do vereador Marcelo Cooperselta desde 2019. Com a decisão do chefe em não se candidatar, ela se lançou e conseguiu uma cadeira no Legislativo. A pergunta que fica é: os votos de Marcelo “migraram” para sua ex-funcionária? Nos corredores da Câmara, a dúvida é quanto a formação do gabinete de Silvia Regina. Se vai contar com os trabalhos dos colegas de gabinete ou com indicações de Cooperselta.

SOMBRA E ÁGUA FRESCA
A Prefeitura de Sete Lagoas definiu três pontos facultativos para os servidores públicos municipais em dezembro. O primeiro será dia 7, véspera do feriado municipal de Imaculada Conceição. Os outros serão dia 24 e 31, um dia antes do Natal e do Réveillon.