Você sabe o que é Tricologia? Especialista responde.

24/05/22 - 14:29

Flávia Reis é formada em 2018 em Estética e Imagem pessoal pela Unopar, Terapeuta Capilar desde 2019, com formação pela Academia de Tricologia e Estética, e pós-graduada em 2022 em MBA em Tricologia, pela Icosmetologia em Campinas/SP. Foto: divulgação
Flávia Reis é formada em 2018 em Estética e Imagem pessoal pela Unopar, Terapeuta Capilar desde 2019, com formação pela Academia de Tricologia e Estética, e pós-graduada em 2022 em MBA em Tricologia, pela Icosmetologia em Campinas/SP. Foto: divulgação

Por Roberta Lanza


Pouca gente conhece, mas a Tricologia é uma ciência de caráter multidisciplinar que trata das disfunções do couro cabeludo e fios, buscando solucionar patologias.  Em entrevista, a Tricologista Flávia Reis* conta mais sobre a especialidade e suas curiosidades.

 

O que é Tricologia? É uma especialidade na área da saúde que visa do couro cabeludo e fios.

Quem pode atuar como Tricologista? Qualquer profissional graduado na área da saúde, pois para ser Tricologista tem que ser pós-graduado.

Qual a diferença do trabalho de um Dermatologista e Tricologista no que se refere ao tratamento capilar? O Tricologista médico pode indicar medicamentos, já o Tricologista não médico  atua na área terapêutica. 

Muitas vezes, uma simples queixa de queda de cabelo pode ser a manifestação secundária de alguma afecção no organismo? Sim, por isso a consulta capilar é necessária. Fazemos uma análise com o tricoscópio que mostra toda saúde do couro cabeludo e do fio, e então é realizada uma anamnese onde é apontado qual o estilo de vida do paciente e, assim, indicar o melhor tratamento específico para cada caso.

Quais são as queixas mais comuns ao se procurar um Tricologista? Queda, coceira, dor e descamação caspa.

Quais são os sinais de alerta que as pessoas devem ficar atentas para perceber a necessidade de se procurar um Tricologista? Queda excessiva do cabelo, oleosidade, afinamento dos fios e o volume, e descamação.

Como é realizada a Tricologia? Trabalhamos com a visão multidisciplinar com médicos, nutricionista e psicólogos. Usamos óleos vegetais e essenciais, argilas, e fazemos estímulos mecânicos como Alta Frequência e Microcorrentes (MENS), Microagulhamento, Ledterapia,  Laserterapia,  ILIB  e Massagem  Epicraniana.

imagem

*Flávia Reis é formada em 2018 em Estética e Imagem pessoal pela Unopar, Terapeuta Capilar desde 2019, com formação pela Academia de Tricologia e Estética (ATE) e pós-graduada em 2022 em MBA em Tricologia, pela Icosmetologia em Campinas/SP.


 

Veja Mais