Testes de Covid-19 podem começar na próxima semana em Sete Lagoas: montagem de laboratório na fase final

15/04/20 - 14:13

Parte da estrutura laboratorial em montagem
Parte da estrutura laboratorial em montagem

Está em sua fase final a estruturação do laboratório que está sendo montado no Centro Universitário Unifemm para realização dos testes rápidos para diagnóstico de Covid-19. “A compra de insumos já está sendo feita e os equipamentos chegando. A expectativa é que comece a rodar semana que vem. Isso vai dar a Sete Lagoas uma estrutura que poucas cidades do Brasil terão no que diz respeito à capacidade de testagem e à agilidade na liberação de resultados', afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.


O laboratório será referência para a realização de exames que detectam o novo coronavírus em pacientes suspeitos de Sete Lagoas. A iniciativa é da farmacêutica Ana Cristina Pinheiro, servidora da Secretaria Municipal de Saúde, com parcerias da Unifemm, Embrapa e de um grupo de pesquisadores da UFMG, que se dispuseram a trabalhar na cidade. 'Assim que concluída a montagem da estrutura do laboratório e seu licenciamento junto à Funed, ele estará apto a iniciar o processamento da demanda de exames de Sete Lagoas, aumentando significativamente a capacidade de testagem e, consequentemente, dando uma visão mais exata da presença do coronavírus na cidade, o que ajuda na nossa tomada de decisões', completa Flávio Pimenta.


Os primeiros pesquisadores da UFMG que vão trabalhar no “QG” que está sendo montado já começaram a chegar. Eles vão se revezar de modo que o laboratório funcione 24 horas por dia, sete dias por semana. Para acomodar estes profissionais o Grupo Uai de Hotéis e Pousadas de Sete Lagoas e Região montou um alojamento (foto) dentro do próprio Unifemm. Os móveis e itens de enxoval foram cedidos pelos hotéis Atlas, Real, Vila Serrana, Riviera, Lago Palace e Sete Lagoas Residence, todos membros do Grupo Uai.


imagem

'Agradecemos muito os esforços do Grupo Uai em operacionalizar a montagem do alojamento, pois não teríamos como receber esses profissionais sem hoteis funcionando na cidade. Tem sido um apoio muito valioso. Além disso, ficamos felizes em poder oferecer um conforto a esses profissionais que estão se doando para nos ajudar', finaliza o secretário.

Veja Mais