Saúde

Sobre a RTU Bipolar

CONHEÇA MAIS DETALHES A RTU

09/12/22 - 10:50

Por Dr. Gelbert Luiz Chamon


Bipolar é uma técnica simples que utiliza uma “vareta” com dois eletrodos na ponta, por onde a corrente eletrica passa, não se dispersando para outros locais. Essa “vareta” ou alça de ressecção é inserida pelo canal urinário até a próstata, não sendo realizados cortes na pele.

imagem

Um dos principais diferenciais desse método é o fato dele dispensar o uso de  substâncias deletérias para irrigação da próstata e da bexiga durante o procedimento, fazendo com que o procedimento possa durar mais tempo e mais tecido possa ser retirado.

A internação hospitalar acaba sendo um pouco mais breve, até 2 dias de pós-operatório,  o que também é um ponto positivo. Contudo, uma das principais vantagens da RTU Bipolar é a possibilidade de realizar-se grandes ressecções com segurança, podendo ser indicada para próstatas com até 140g.

Vale lembrar que o paciente deixará de apresentar ejaculação durante o orgasmo, ou seja, a ejaculação ficará seca.

Contudo, o RTU Bipolar é apenas um dos métodos que pode ser realizado. Existem outras alternativas que também possuem seus diferenciais. Por isso, é importante ter um especialista de confiança e com experiência no assunto. Ele te ajudará a escolher a melhor opção a rtu bipolar portanto é mais segura e sangra menos com menor tempo de internação que a rtu( raspagem de próstata)  convencional 
 

Dr. Gelbert Luiz Chamon

Urologista, Mestre em Biomedicina, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Coordenador da Residência em Urologia da Santa Casa de Belo Horizonte e Cooordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Sete Lagoas.
(31) 3774-7500

Veja Mais