Praticar atividades físicas sob altas temperaturas requer alguns cuidados

14/10/20 - 09:50

Alexandre Magno, treinador da Speed-Uai e educador físico, dá importantes dicas para treinar sob forte calor
Alexandre Magno, treinador da Speed-Uai e educador físico, dá importantes dicas para treinar sob forte calor

Apesar das ondas de calor estarem mais amenas em Sete Lagoas nos últimos dias, praticantes de exercícios físicos devem ficar atentos quando o termômetro superar os 30°C: se isso ocorrer, a atividade só deve ser feita se houver atenção e certos cuidados para que não haja danos irreparáveis à saúde. Para especialistas, a prática de atividade física é uma aliada na manutenção e melhoria da saúde do indivíduo, desde que respeitados os limites de cada um – principalmente sob altas temperaturas.

 

Para o treinador do grupo de corrida Speed-Uai, Alexandre Magno Campolina Barbosa, que também é professor de Educação Física e pós-graduado em Treinamento Desportivo, o maior risco para o praticante de atividades físicas em dias muito quentes é a desidratação e a insolação. “Há um aumento de 75% dos casos de câimbras e 25% de exaustão combinada com a queda da quantidade de sódio no sangue durante a prática esportiva”, afirma.

 

Segundo o profissional, durante treinos em dias quentes a perda de água gira em torno de um a dois litros por hora. “O praticante de esportes de longa duração deve se ater a este dado e repor os líquidos corporais a fim de atender a esses valores. Quando falamos em desidratação devemos ter em mente também a perda de sais minerais. Por isso a importância do consumo de isotônicos ou sucos de frutas naturais, além da água de côco, esta última excelente para reposição de sais minerais perdidos durante a atividade física”, explica Alexandre.

 

O calor não provoca apenas desconforto. “Em dias muito quentes, a preocupação não é apenas o calor em si. Se sentir dor de cabeça, dormência, tonteira, fraqueza, dores e náuseas, a atividade deve ser interrompida imediatamente. Reforçamos que a pratica de exercícios devem ser realizadas o ano inteiro e cada estação tem cuidados específicos”, lembra.

 

Para os dias mais quentes, Alexandre Magano recomenda diminuir a intensidade e o volume do treino, bem como, se possível o horário do treinamento quando a temperatura estiver mais baixa. “E, principalmente, ter atenção especial no aumento da hidratação e reposição de sais minerais perdidos no suor. Tomando esses cuidados poderemos continuar a prática sem danos à nossa saúde”, concluiu o treinador.

 

HIPERTEMIA - Se apresenta quando a pessoa fica exposta em temperaturas muito quentes e o organismo ultrapassa os 40ºC devido ao calor excessivo – muitas vezes acentuado em razão de uma atividade física intensa. As reações se assemelham à febre: é comum sentir calafrios e ter a respiração e os batimentos cardíacos acelerados. Ações visando minimizar os efeitos da alta temperatura têm que ser no sentido de resfriar o corpo. A indicação é cobrir o corpo com toalhas molhadas e colocar gelo nas virilhas, axilas e pescoço, as áreas mais vascularizadas que temos. 

 

Celso Martinelli

 

Celso Martinelli

Veja Mais