Saúde Bucal

O SORRISO SAUDÁVEL E A AUTOESTIMA

08/12/23 - 07:00

Por Dr. Gustavo Oliveira Rodrigues

A boca é, além de uma estrutura pertencente ao sistema digestório, um meio de se expressar, seja por meio da linguagem não verbal como, por exemplo, um beijo, seja por meio da linguagem verbal através das palavras. Por isso, a manutenção da sua saúde, bem como de todo corpo, se faz de extrema importância, visto que, é o principal meio de expressão do ser humano e influencia diretamente em sua saúde. Estética é a apreciação da beleza ou a combinação de qualidades que proporcionam intenso prazer aos sentidos, aos conjuntos intelectuais e morais. Apesar das diferentes percepções sobre estética facial, acredito que todos concordamos com o fato de que os dentes são agentes imprescindíveis na harmonização da face.

O termo qualidade de vida é definido como a percepção que o indivíduo tem de si mesmo e dentro da sociedade, suas expectativas, padrões de beleza e preocupações, e quando esses requisitos não se fazem presentes, no todo ou em parte, podem ser gerados impactos com efeitos negativos na vida cotidiana das pessoas como, por exemplo, a baixa autoestima, insegurança, perda de desempenho profissional, queda de oportunidades de emprego e sociais, dificuldade nos relacionamentos afetivos e até transtornos de ansiedade e depressão. 
A perda ou falta de elementos dentários ainda é uma condição de saúde bucal presente na atualidade, mesmo mostrando redução dos seus índices. O ato de sorrir possui um significado social, que revela uma condição de prazer, aprovação e satisfação, utilizada no cotidiano para aproximar e simpatizar outro indivíduo. O interesse pelas variações emocionais sofridas pelos indivíduos tem crescido mundialmente dentro da atividade odontológica nas últimas décadas.
Para o alcance de um sorriso harmônico, em diversos casos, é necessário um trabalho multidisciplinar, abrangendo diferentes áreas da odontologia como a dentística, a periodontia, prótese, ortodontia, disfunção temporo mandibular, harmonização orofacial, implantodontia, cirurgia..., utilizando recursos como o clareamento dentário, as restaurações e as facetas diretas em resina e indiretas em cerâmica(porcelana), as coroas de porcelana, o tratamento ortodôntico(principalmente os alinhadores invisíveis), o tratamento periodontal(cirurgias estéticas e reparadoras gengivais, gengivoplastia para os sorrisos gengivais...), os preenchimentos com ácido hialurônico e as toxinas botulínicas, instalação de próteses sobre implantes individuais ou sobre vários implantes(protocolos ou dentaduras fixas) etc...

A recuperação e melhora da função mastigatótia, ou seja, da oclusão(engrenagem dos dentes), necessariamente, irá recuperar a estética dental e da face, trazendo de volta uma boa mastigação e deglutição(facilitando e melhorando o aproveitamento nutricional dos alimentos), melhora na fala e no sono, gerando ao paciente satisfação, devolução de sua confiança e bem-estar físico e emocional, sendo importantíssimo frisar que um bom trabalho depende, majoritariamente, da qualificação da equipe profissional selecionada pelo paciente pois, aliar conhecimento,  boa técnica e experiência à materiais de excelência, é um passo decisivo para o bom resultado final. 

Dr. Gustavo Oliveira Rodrigues

Prótese, Estética e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Veja Mais