Saúde

Número de seguidores não atesta qualidade do profissional médico

É sabido que em todas profissões tem ocorrido uma oferta demasiada de profissionais. Sendo que, muitas das vezes, não há como você saber as qualificações deste profissional.

13/01/23 - 11:30

Por Dr. Gelbert Luiz Chamon

Quando você contrata um Advogado, ele obrigatoriamente tem que ter feito a prova da OAB para poder exercer a advocacia, já com um médico isto não ocorre.
 
E, com a abertura desenfreada de Faculdades de Medicina, sendo que o Brasil conta atualmente com o maior número de faculdades de Medicina no mundo, até mais do que a própria China, país mais populoso do mundo.

É importante ressaltar que quantidade não significa qualidade, e a abertura desenfreada de faculdade em todas as áreas colocou no mercado muitos profissionais desqualificados.

E se tratando da área da Saúde, colocar profissionais desqualificados é muito sério, pois, estão tratando de saúde e de vida de outra pessoa onde a imperícia e o desconhecimento são fatais. E hoje, com as redes sociais, muitas pessoas se deixam levar pelo número de seguidores dos profissionais e não por sua capacitação em questão. 

Na área da Urologia, a Sociedade Brasileira de Urologia dispõe de métodos para fazer a medição do conhecimento dos profissionais da área, sendo que os urologistas que são filiados à sociedade passam por uma prova que atestam suas qualificações. E quem é aprovado nesta prova recebe o título de Titular da Sociedade de Urologia – TISBU.

Procure sempre as qualificações do seu Urologista no site da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), onde consta os urologistas que possuem o título (TISBU) que comprova a capacitação dos profissionais da área.

Dr. Gelbert Luiz Chamon

Urologista, Mestre em Biomedicina, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Coordenador da Residência em Urologia da Santa Casa de Belo Horizonte e Cooordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Sete Lagoas.
(31) 3774-7500

Veja Mais