Covid-19 – Sete Lagoas tem quarto caso confirmado, mas três pacientes se recuperaram

16/04/20 - 10:17

Relatório da Vigilância Epidemiológica de Sete Lagoas divulgado nesta quinta-feira, 16, mostra que o número de notificações para a Covid-19 voltou a subir após o feriadão. Agora são 573 casos notificados, sendo 478 suspeitos. O número de casos positivos subiu para quatro, porém três deles se recuperam bem da doença. Há 91 casos negativos e três pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave.

 

A Secretaria Municipal de Saúde explica que três dos quatro pacientes que testaram positivo para a COVID-19 em Sete Lagoas já podem ser considerados “curados”, visto que não apresentam mais nenhum sintoma da doença.  Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, tanto os pacientes positivos quanto os suspeitos são monitorados pela Secretaria de Saúde até que os sintomas desapareçam por completo. 

 

Isso se dá, em média, 14 dias depois dos primeiros sinais. Os estudos científicos e protocolos do Ministério da Saúde asseguram que, terminado esse período, não havendo mais nenhum sinal de síndrome gripal, o paciente está liberado do isolamento e sem o risco de contaminar outras pessoas.

 

TESTES

A Secretaria Municipal de Saúde continua a montagem de um laboratório para a realização de testes no Unifemm. Porém, enquanto a estrutura não fica pronta, a testagem segue determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. O número de kits de exames enviado a cada cidade é limitado, e a capacidade da Funed para processar esses exames também. Então, foi preciso determinar públicos prioritários. De acordo com o Estado, os exames são realizados, de preferência, nos seguintes públicos:

 

- pacientes que apresentam sintomas de síndrome respiratória aguda grave, ou seja, aqueles com quadro mais complexo como falta de ar e dificuldade para respirar;

- profissionais de saúde, especialmente os que estão na linha de frente das unidades de saúde;

- pacientes que foram a óbito com suspeita de coronavírus;

- pacientes sintomáticos que estejam convivendo em comunidades fechadas, como asilos, presídios, hospitais, etc.

Veja Mais