Com morte de jovem de 21 anos e ocupação da UTI em 78%, Prefeitura recua e fica na onda vermelha

05/03/21 - 12:28

Mesmo com o Comitê Covid-19, do Governo de Minas, possibilitando a progressão da microrregião de Sete Lagoas para a onda amarela do Programa Minas Consciente a partir deste sábado, em reunião realizada na noite desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Sete Lagoas decidiu por manter o município na onda vermelha. A decisão foi tomada pelo prefeito Duílio de Castro e pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, diante do avanço da pandemia em todo o país.

Os gestores municipais têm autonomia para serem mais restritivos, levando-se em consideração a situação particular de cada cidade. "Vimos nas últimas semanas que nossa taxa de ocupação de leitos de UTI Covid está variando entre 60% e 70% e não queremos que aconteça aqui o que vem ocorrendo em outros municípios, onde o sistema de saúde entrou em colapso. Por isso estamos sendo mais restritivos nesse momento", afirmou o prefeito Duílio de Castro. Diante disso, o atual decreto municipal nº 6.477, publicado na semana passada, continua valendo.

Na prática, a diferença entre as ondas vermelha e amarela se refere à taxa de ocupação de pessoas em eventos e a distância entre elas. Enquanto que na onda vermelha as pessoas devem se manter a uma distância de 3 metros, sendo no máximo 30 pessoas por evento e hotéis com limite de 50% de público, na amarela a distância mínima é de 1,5 metro, com no máximo 100 pessoas por evento e hotéis com limite de ocupação de 75%. Em sua última atualização, o Minas Consciente definiu que todas as atividades econômicas podem funcionar em todas as ondas, desde que respeitando os protocolos de distanciamento e higiene.

Boletim traz números que assustam

Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Sete Lagoas desta sexta-feira (5) informa que foram registrados 83 novos casos positivos da Covid-19 nas últimas 24h, sendo 43 mulheres e 40 homens, o que eleva o número de contaminados a 11.167 desde o início da pandemia. 

Mais duas mortes em decorrência de complicações da Covid foram registrados: no dia 3 de março, de um homem de apenas 21 anos, que faleceu no PA Belo Vale. E outro, homem, de 68 anos, registrado na UPA ontem. A cidade chega dessa forma 192 óbitos, com o registro da vítima fatal mais jovem até então, 21 anos. Antes era uma mulher de apenas 23 anos.

Com 96 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias - 57 em enfermaria e 39 em UTI - a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid em Sete Lagoas, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, chegou a 78%.

Veja Mais