Saúde Ocular

Posso usar lentes de contato?

26/02/21 - 08:20

Por Dra. Fernanda Vieira

Dra. Fernanda Vieira de Souza

As lentes de contato podem ser usadas como opção aos óculos para quem tem miopia, hipermetropia e astigmatismo. Também são indicadas com objetivo estético ou para tratar doenças da córnea. Garantem maior independência dos óculos, facilitam a prática de esportes e melhoram a qualidade da visão.

POR QUE É IDEAL  ADAPTAR LENTES COM UM MÉDICO OFTALMOLOGISTA?
Independente da finalidade, TODAS as lentes de contato alteram a fisiologia dos olhos e podem causar complicações. O médico oftalmologista é o único profissional capacitado e com permissão para adaptação de lentes no Brasil. Durante o teste, definimos qual a lente ideal para cada paciente, o período de troca, como limpar e armazenar. Ainda seguimos com o acompanhamento após os uso e fazemos o  diagnóstico e tratamento das complicações.  


LENTES GELATINOSAS
São lentes maleáveis e formadas de Hidrogel convencional ou Silicone-hidrogel (atualmente as mais utilizadas). Corrigem  miopia, astigmatismos, hipermetropia, presbiopia (vista cansada). 

A escolha da lente depende de qual  grau estamos corrigindo e de como o paciente deseja usar: para os que querem usar todos os dias, recomendamos as lentes de troca mensal. Para os que desejam usar eventualmente em festas ou finais de semana, lentes de uso descartável. Para graus de astigmatismos maiores, lentes gelatinosas de uso anual.  

LENTES RÍGIDAS
Comparada com as gelatinosas, corrigem melhor  o astigmatismo corneano,  garantem melhor  oxigenação para o olho, diminuindo os riscos de alergia, infecções e irritação. 

Além de miopia, hipermetropia e astigmatismo, existem as Lentes rígidas especiais para  ceratocone, alta miopia e pós  transplantes de córnea.  Essas lentes não tem tamanho padrão como as gelatinosas. O paciente precisa primeiramente passar por um  teste de lente de contato com médico oftalmologista.  A durabilidade do par de lente  geralmente é de um ano. 

LENTES COLORIDAS
São lentes usadas para modificar a cor da íris. Podem vir acompanhadas do grau do paciente ou não. Disfarçam cicatrizes oculares, como no caso da figura,  mas também são usadas por pessoas que desejam apenas mudar a cor da íris. 
 
imagem
Lente de contato colorida.

LENTE DE CONTATO TERAPÊUTICA
Usamos lentes gelatinosas de alta oxigenação em casos de pós- operatórios de cirurgias de pterígio, cirurgias à laser, fragilidade da córnea quando o piscar provoca grande incômodo ao paciente. As lentes facilitam a migração das células durante o processo cicatricial e além disso protegem a córnea do atrito contínuo com a pálpebra. 

QUAIS CUIDADOS DEVO TER QUANDO USO LENTE DE CONTATO?
1) Soro fisiológico não limpa as lentes! É importante usar corretamente a solução de limpeza para desinfetar, removendo bactérias e detritos que se acumulam ao longo do dia. 

imagem
2)  Trocar as lentes no momento adequado. Cada tipo de lente tem o momento certo de troca: mensal, diário ou anual. Se não respeitamos esse tempo, as lentes podem se desgastar e provocar desconforto.
3) Não usar as lentes por muitas horas seguidas. Isso diminui a oxigenação da córnea, provocando ardor, vermelhidão, ressecamento e intolerância ao uso.
4)  Não usar lentes de contato em piscinas, banheiras ou durante o banho. Existem parasitas na água que podem provocar infecções graves. Sempre temos que remover nessas situações.
5) Seguir usando lentes quando os olhos estão irritados. Em caso de vermelhidão e desconforto, remova as lentes, observe a presença de rachaduras ou arranhões. Nesse caso, precisariam ser trocadas. Caso persista, procure um oftalmologista. 

imagem

Dra. Fernanda Vieira

Oftalmologista Geral 
 

Veja Mais