Saúde e Estética

Transição capilar

14/04/22 - 10:14

Por Dr. Bernardo Teixeira

Dr. Bernardo Teixeira

A transição capilar vai muito além do abandono das químicas alisadoras, esse processo é também uma nova forma de se enxergar. Aceitar os fios naturais é um resgate da ancestralidade e também uma quebra de paradigmas, afinal, cabelos ondulados, cacheados e principalmente os crespos são belos.

Trata-se, portanto de um momento de aceitação e de paciência, já que lidar com diferentes curvaturas do fio exige tempo e cuidados especiais. Mas, se você está pensando em passar pela transição capilar ou está vivenciando-a tenha tranquilidade.

 O que é a transição capilar?
A transição capilar é um processo em que a pessoa decide abandonar qualquer tipo de química desde a progressiva até o relaxamento para dar lugar ao seu cabelo natural, seja ele de qualquer curvatura.

Durante muito tempo, a cultura da beleza exaltou os cabelos lisos e alinhados, impondo como um padrão e levando inúmeras pessoas a mudarem a sua opinião sobre os seus cabelos e estrutura dos fios para se sentirem aceitas pela sociedade. Portanto, a transição capilar se tornou uma espécie de grito de liberdade contra os padrões de beleza pré-estabelecidos pela sociedade. Além disso, o ato simboliza o reencontro com sua identidade original.

Além de lidar consigo mesma, é preciso enfrentar e vencer a opinião de muitas pessoas. Por isso, a transição capilar não é um período fácil de vivenciar, mas o resultado é totalmente recompensador. Além disso, você precisará cuidar dos fios como nunca, estabelecendo tratamentos exclusivos para eles.

Lembre-se: todos nós somos livres para ter o cabelo que bem desejar. Esse período é um processo íntimo de autoaceitação, amor próprio e autoconhecimento. Se quiser seguir alisando os fios porque você os prefere assim, tudo bem. O importante é que essa decisão seja apenas sua e que você se sinta bem consigo mesma (o)!

 Veja os principais desafios da transição capilar
Quando você decide abandonar as químicas alisantes: o primeiro desafio é a aceitação do novo visual. Além disso, há outros obstáculos a serem enfrentados e vencidos. Uma das etapas mais difíceis é encarar as duas texturas do cabelo. Outro ponto é que os fios em fase de transição capilar são normalmente, mais fragilizados que os demais. Eles costumam apresentar ressecamento e quebra. Por isso, é fundamental se dedicar em cuidar das madeixas. Isso tudo pode fazer com que você desiste de todo o processo, mas, não desista. Dá para driblar esses contratempos com boas técnicas e produtos específicos indicados por um profissional.

 Cuidados com o seu cabelo durante a transição capilar
Para evitar qualquer tipo de dano e garantir um crescimento saudável são necessários cuidados redobrados, como: 
. Cronograma capilar.
. Cortes de cabelo.
. Produtos específicos para a transição capilar.
. Cuide da sua alimentação, cuide da sua saúde.
Com todas as dicas de cuidados e com os produtos certos, você garante uma transição capilar cheia de emoções e descobertas! Você está preparada (o) para vivenciar esta fase tão marcante na sua vida?! Não deixe de seguir os conselhos listados e sempre procure ajuda de um profissional para garantir que todo o processo aconteça da melhor maneira.

Para saber mais e tirar suas dúvidas, procure ajuda profissional. A clínica Derm Way está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h. Telefone para contato: (31) 3773 1234.

imagem
 

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais