Autocuidado e prevenção nesse mês de outubro

13/10/21 - 08:47

Thaísa Oliveira é Psicóloga Clínica e Escolar
Thaísa Oliveira é Psicóloga Clínica e Escolar

Thaísa Oliveira

A palavra de ordem para o Outubro Rosa é ’prevenção e cuidados’ com a saúde física e emocional, e para que isso aconteça, é preciso movimentar, buscar informações com os profissionais e colocar em prática as orientações.

Quando o ser humano se cuida, ele se previne e cultiva amor próprio. Essa é uma das premissas da campanha Outubro Rosa, a prevenção como ato de amor. 

Segundo a organização Mundial de Saúde, (OMS), são mais de dois milhões diagnosticados com câncer de mama por ano. Por esse número ser muito alto, se faz importante pensar que toda vida importa e precisa ser cuidada. 

A conscientização sobre a importância do autocuidado pode salvar vidas tendo como uma das possibilidades o diagnóstico precoce. Quem ama cuida, essa frase parece clichê, mas é bem o que o outubro rosa vem representar, a mulher precisa se cuidar começando pelo toque na busca do conhecimento do próprio corpo e até mesmo como forma de identificar os possíveis sinais. Realizar consultas periodicamente com o ginecologista e fazer exames preventivos também são atitudes importantes para este movimento que tem como referência o mês de outubro mas que deve ser feito durante o ano todo.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é necessário ter cuidado com os sinais e sintomas do nosso corpo, tais como: possíveis nódulos embaixo do braço (nas axilas) ou no pescoço; se existe algum nódulo fixo, endurecido e indolor; a cor da pele avermelhada parecida com casca de uma laranja; mudanças no mamilo e saída espontânea de líquidos.

Falar de saúde e de autocuidado não pode ser considerado um tabu, quando cuidamos dessas questões aprendemos a nos amar mais, e nos enxergar como seres em totalidade, inteiros, ou seja, somos seres únicos e não podemos observar os pedaços fragmentados e sim todo o seu Ser. 

Quando você se previne a sua vida ganha cores e saúde!

Thaísa Oliveira
Psicóloga Clínica e Escolar
CRP 04/55316
(31)999377869
E-mail: psithaisaoliveira@gmail.com
Instagram: @psithaisaoliveira
 
QUEM É THAÍSA OLIVEIRA - Trabalho com Psicoterapia on-line e presencial, grupos terapêuticos na área clínica. E na área escolar trabalho com aulas de reforço (Ensino Fundamental e Educação Infantil) e orientações para pais, mães ou responsáveis. Nas duas áreas ministro palestras e produzo vídeos para que possamos disseminar o conhecimento e aprender cada vez mais! Público: Crianças, adolescentes e adultos.

Referências: 
Site do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para falar dos sintomas e sinais que podem ocorrer. 
Site da Organização Mundial de Saúde para falar sobre a taxa de incidência por ano.