Saúde Bucal

Odontologia corporativa

08/01/21 - 09:22

Por Dr. Juliano Alves Roque

Dr. Juliano Roque

Uma tendência da odontologia é o agrupamento de profissionais em estabelecimentos maiores formando clínicas em contraste com a figura antiga do cirurgião-dentista trabalhando sozinho em um consultório e realizando apenas procedimentos básicos. Essa forma corporativa de trabalho vem se tornando muito comum, pois se mostra muito vantajosa para pacientes e cirurgiões-dentistas.

A primeira grande vantagem para os cirurgiões-dentistas é o compartilhamento de consultórios. Montar um consultório odontológico exige um investimento muito alto, pois é necessária uma infraestrutura específica e instalação de modernos equipamentos odontológicos que são muito caros. Quando se compartilha consultórios, vários profissionais usam o mesmo equipamento e o custo de implementação e manutenção é dividido entre os profissionais. Além disso existem os custos fixos com recepcionistas, auxiliares, aluguel, energia elétrica, água e telefone que também são divididos entre os profissionais. Os custos variáveis também são reduzidos pois as compras de materiais de consumo podem ser feitas em conjunto, com melhor poder de negociação junto aos fornecedores. Essa redução dos custos da cadeia produtiva acarreta em procedimentos com valores de honorários mais competitivos, sem comprometer a qualidade do procedimento ou a renda do cirurgião-dentista.

As vantagens para os pacientes vão além da redução de preços dos procedimentos. É impossível que apenas um profissional faça prevenção, procedimentos básicos e ainda seja especialista em todos os tipos de procedimentos mais específicos. Cada especialista dedica anos de sua vida a resolver problemas específicos. Em uma clínica odontológica é possível reunir todos esses especialistas em apenas um local trabalhando de forma sinérgica. O paciente tem acompanhamento de seu cirurgião-dentista de confiança durante toda sua vida e se eventualmente precisar de interconsulta ou tratamento mais específico, o especialista estará na sala ao lado.  O paciente ganha em qualidade e rapidez no tratamento.

Essa interação entre especialidades é muito benéfica para o paciente, desde a avaliação inicial onde é feito um diagnóstico e posteriormente elaborados um ou mais planos de tratamento, com os diferentes especialistas, para atender a necessidade de cada paciente. Uma vez definido o plano de tratamento o paciente pode inicia-lo, sem se preocupar com qual procedimento fazer primeiro ou qual especialista procurar.

A odontologia corporativa, para os profissionais, fornece condições ideais para os melhoria contínua seu trabalho, e para os clientes, gera praticidade e conforto, além de fortalecer o elo entre cirurgiões-dentistas e pacientes.

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais