Dr. Juliano Roque | Influência da água calcária na formação de tártaro: Mito ou verdade?

07/08/20 - 12:44

Tártaro é o nome popular do cálculo dental. É resultado da calcificação da placa bacteriana ou biofilme dental na superfície dos dentes. Se estiver acima da gengiva, é facilmente visível. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. O cálculo também pode se formar sob a gengiva e inflamar os tecidos gengivais.

 

Um questionamento frequente dos pacientes é se água calcária poderia influenciar na formação do cálculo dental e litíase renal (popularmente chamada de pedra nos rins).

A água de regiões de solo calcário tem uma característica de alta concentração de cálcio e magnésio, conhecida como água calcária. Essa é a denominação popular da “água dura”. 

 

Em Sete Lagoas, a concentração de cálcio e magnésio encontra-se dentro dos valores de referência para água potável, logo essa água é adequada para consumo apesar do seu gosto peculiar.

Estudos atuais não demonstraram correlação entre formação de litíase renal e cálculo dental com ingesta de “água dura”. 

Sendo assim a influência da água calcária na formação de tártaro é um mito! A prevenção e tratamento do cálculo dental é realizada com a correta higienização e com consultas periódicas ao dentista.

 

Dr. Juliano Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia

Elodente Clínica Odontológica

Telefone: 3776 8400 / WhatsApp: 98878 8400

Email: elodente@hotmail.com

 

 

Veja Mais