Saúde Bucal

Odontologia estética

04/02/22 - 09:37

Por Dr. Juliano Alves Roque

Dr. Juliano Roque

O sorriso é uma das principais manifestações de sentimento. Um sorriso bonito transmite uma ideia de saúde, felicidade, responsabilidade e inteligência. É muito importante nas relações pessoais e profissionais além de manter uma elevada autoestima.

A odontologia é uma ciência que está alinhada com essa busca pela estética e está em constante evolução, o que resulta em novos materiais e em novas técnicas. A diminuição da incidência da cárie aliada à valorização crescente da beleza pela população de modo geral motiva um tratamento odontológico diferenciado no qual há destaque para a estética

Muitas vezes a queixa estética motiva o paciente a buscar tratamento odontológico. No entanto, a beleza não é absoluta, e sim subjetiva, sensível a fatores étnicos e culturais.

Em respeito à subjetividade da beleza, desde a antiguidade, a ciência procura estabelecer padrões e proporções matemáticas para mimetizar a natureza e alcançar a harmonia estética. Exemplo disso é a proporção áurea, amplamente utilizada em obras renascentistas.

Para se alcançar um sorriso harmônico é necessário conhecimento de princípios estéticos. O posicionamento dos lábios, a simetria, o contorno gengival, assim como o alinhamento, a textura, o contorno, a forma e a cor dos dentes são alguns dos critérios considerados na análise do sorriso.

A beleza de um sorriso pode ser comprometida por dentes manchados, opacos, desgastados, trincados, quebrados, desalinhados ou com espaços muito grandes entre eles. A odontologia estética é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental, sendo capaz de melhorar a aparência dos dentes e do sorriso através de diferentes procedimentos. 

Em odontologia, restaurar significa devolver saúde, forma e função a um elemento dental, de maneira que recupere ou não altere suas características estéticas. Além de reparar danos adquiridos e planejar os cuidados para manter um sorriso em harmonia, os profissionais desta área podem modificar os dentes nos seus formatos, cores, posicionamentos e até mesmo substituí-los quando os mesmos foram perdidos, mantendo ou devolvendo a harmonia do sorriso com uma aparência natural. Para isso várias técnicas podem ser utilizadas como clareamento dos dentes, microabrasão dental, uso de resinas diretas, facetas, lentes de contato dental e restaurações estéticas.

Para um tratamento com odontologia estética é necessária uma avaliação inicial criteriosa para um correto diagnóstico dos problemas que afetam a harmonia do sorriso. Então é elaborado um plano de tratamento personalizado, respeitando as características dos dentes e da boca, assim como os anseios do paciente.
É importante ressaltar que todos podem se beneficiar de um tratamento estético, e que qualquer melhoria em busca de um sorriso perfeito é válida.

imagem

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais