Prática do ciclismo está alta em Sete Lagoas e região

20/11/20 - 16:47

Outubro Rosa realizado no município de Funilândia e também em Sete Lagoas este ano
Outubro Rosa realizado no município de Funilândia e também em Sete Lagoas este ano

A prática do ciclismo a cada dia ganha mais adeptos em Sete Lagoas e região. Dentre os vários grupos que existem na cidade, um dos destaques é o Bike de Minas, que tem à frente Iara Gonçalves, formada em Processos Gerenciais pela Unopar (2012) e estudante de Fisioterapia pela Facsete. “Comecei a pedalar no final de 2017 e não parei mais. A prática me tirou do sedentarismo e trouxe mais qualidade de vida, amizades e passeios incríveis. Sete Lagoas está se tornando uma cidade superatrativa para a prática de ciclismo”, conta.
Segundo ela, a proximidade com Belo Horizonte e os vários tipos de percursos existentes na cidade fazem com que muitos visitantes venham prestigiar a região. “A facilidade de chegar nas cidades vizinhas e as trilhas na região de Capim Branco são percursos muito visitados também. Diante disso, naturalmente surgiu o grupo Bike de Minas, nas redes sociais. Antes era destinado para enaltecer os pedais feitos nas belezas de Minas Gerais. Com o tempo, surgiu a necessidade de criar um grupo com o mesmo nome para agendar passeios e realizar eventos”, contas Iara.

imagem
Iara Gonçalves começou a pedalar em 2017 e criou o grupo Bike de Minas para agendar eventos

A ciclista informa que o primeiro evento foi organizado pelo grupo foi um pedal solidário, com mais de 150 inscrições. “A partir daí o fomos crescendo e já temos o Bike de Minas Sete Lagoas e Bike de Minas Funilândia. Hoje somos o principal idealizador dos seguintes eventos: Pedal Solidário em Sete Lagoas, Pedal de Dia das Crianças em Funilândia e Pedal Outubro Rosa em Sete Lagoas e também Funilândia. Lembrando que a participação dos outros grupos e a união dos ciclistas é muito importante, o motivo do sucesso de todos os eventos”, avalia.
Segundo Iara, é difícil cravar o número de ciclistas ativos em Sete Lagoas. “É um número que cresce diariamente. Os principais grupos da cidade estão sempre ativos. Uma estimativa, hoje, é que temos em torno de dois mil ciclistas espalhados pela cidade. Diante esse quadro, esperamos ansiosos a regulamentação, criação e manutenção de ciclovias. Nos últimos meses, infelizmente, tivemos casos de acidentes”, lembra Iara.  

imagem


A ciclista aponta ainda outras demandas de quem curte o esporte na cidade. Dentre elas: campanha de conscientização para os motoristas, aplicação de sinalização adequada, tanto para ciclistas quanto para condutores de veículos, e regulamentação do dia 18 de outubro como o Dia do Ciclistaw no calendário oficial de eventos. “A cidade tem muitos atrativos naturais, precisa de atenção não só para o ciclismo, mas para a prática de esporte em geral. Sete Lagoas tem potencial e faz-se necessária a instalação de pontos de apoio, postos de informações e roteiros para o ciclismo”, finaliza.

Celso Martinelli

Veja Mais