Fiscalização vai apertar para eventos irregulares

23/02/21 - 16:32

Guarda Municipal durante ação na Av. Secretário Divino Padrão
Guarda Municipal durante ação na Av. Secretário Divino Padrão

Celso Martinelli

A Guarda Municipal e a Polícia Militar tiveram muito trabalho no último final de semana em Sete Lagoas para conter aglomerações e eventos irregulares. E a promessa é não aliviar para estabelecimento ou promotores de festas que insistem em seguir contramão das recomendações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Somente no fim de semana passado foram cerca de 40 chamados recebidos pela Guarda Municipal, sendo 20 ligações de denúncias de aglomeração de pessoas em eventos. 

No sábado e domingo foram notificadas sete festas irregulares, três notificações por descumprimento de Decreto Municipal, quatro notificações da Vigilância Sanitária e um alvará de funcionamento de um estabelecimento suspenso. “A intenção é garantir que as normas sanitárias sejam cumpridas. A propagação do vírus deve ser evitada, pois a pandemia não acabou e continua ameaçando a vida das pessoas”, comenta o comandante da Guarda Municipal, Sérgio Andrade. 

Festas foram interrompidas em espaços de eventos nas avenidas Norte-Sul e Secretário Divino Padrão. Uma cavalgada que reunia um grande número de participantes também foi fiscalizada. Da mesma forma um bar superlotado no bairro Nova Cidade. “Após a cavalgada ser interrompida, os participantes ainda foram para outro estabelecimento, onde a fiscalização também precisou atuar”, contou Sérgio Andrade.

Trecho de vídeo da abordagem realizada na cavalgada citada, que estava sendo realizada no bairro Vapabuçu, circulou nas redes sociais. Durante a ação, mulheres que estavam presentes no evento filmavam e ironizavam o trabalho da fiscalização. Algumas gritavam: “estou bêbada mesmo, guarda eu!”; “olha a viatura da paixão! Olha a viatura da paixão” 

Atualmente, Sete Lagoas segue as orientações relacionadas à onda amarela do plano estadual Minas Consciente. Desta forma, a ocupação máxima de eventos fica mantida em até 100 pessoas, com hotéis, atrativos culturais e naturais liberados com até 75% da capacidade.  Tudo isso desde que sejam respeitadas as normas de distanciamento, a capacidade do local, a utilização de máscara, álcool em gel dentre as medidas de higienização previstas. 

No caso das feiras livres, os comerciantes estão proibidos de ofertar degustação aos clientes. As barracas deverão estar a uma distância de quatro metros e não poderão ter nenhum tipo de entretenimento, como música ao vivo ou mecânica e até mesmo a instalação de brinquedos.

E o trabalho de fiscalização continuará. Foram disponibilizados os seguintes telefones para denúncias: 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) e Vigilância Sanitária (3773-2234).

Veja Mais