Nossa História - Zacaria

12/04/22 - 09:56

 Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias. Foto: Adir Mera (04/10/1979) - Agência Globo
Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias. Foto: Adir Mera (04/10/1979) - Agência Globo

Amauri Artimos da Matta

“Ele ria, ri e rirá, por toda a História. Zacarias, humor sem par, vivo na memória. Zaca da pureza de criança, Zaca da alegria sem fim. Hoje o seu humor ainda me alcança, desde Babozal era assim. Zaca que fez riso em toda parte, na TV, cinema e gibi. Tudo ainda é vivo em sua arte, doce Trapalhão do Brasil. Ele ria, ri e rirá, por toda história. Zacarias, humor sem par, vivo na memória. Zaca da bondade das pessoas, vasto coração humano. Zaca da cidade das Lagoas, com Virgínia e Mariano. Na simplicidade fez presente a sofisticação do ator. Zacariciando a alma da gente, alegria, irmã do amor” (ZACA-RIA, Ailton de Castro). 

Na última sexta-feira, tive a honra de apresentar o programa “Trocando Ideias com Bené Quintão”, da Rádio Santana, que vai ao ar nas sextas-feiras, às 9 horas. Fiquei muito lisonjeado com o convite do amigo Bené Quintão e aceitei o desafio. Entrevistei o músico e professor Ailton de Castro, que homenageou o nosso querido Zacarias, ao cantar a música que inicia este artigo. Dei-lhe o nome de “ZACARIA”, pois era assim que ele gostava de ser chamado. Zacarias – como todos sabem – encantou o país com a sua arte. Ailton lembrou o belo musical produzido no ano passado, sob o incentivo da Lei Aldir Blanc – ZACA-RIA, O Musical – que teve a sua Direção Artística, a Direção Geral e de Coreografias de Alan Keller e a Direção Executiva de Jane Paulino, e realização do Expressar Dança e Pilates. Isso sem falar no seu Grande Elenco, que emocionou o público. Vale a pena assistir a esse lindo espetáculo, que está disponível no YouTube! 

Muito já se falou do genial Zacarias e do sucesso que alcançou em sua carreira. Nasceu em 18-01-1934. Era filho de Mariano Gonçalves e Virginia Faccio. Quando faleceu, em 18-03-1990, estava no auge de sua vida profissional e o país inteiro chorou a sua morte. Há, na “Internet”, muita informação a respeito do grande Zacarias. Contudo, chamou-me a atenção o “site” http//www.trapalhãozacarias.webnode.com.br, criado por Dih Munhoz e Lozandres Braga, verdadeiros fãs do ator, e que merece ser visitado. Traz a biografia de Mauro Faccio Gonçalves. Sua trajetória no teatro: “teatrinho de quintal”; “na escola”; no “Grêmio Artístico Santo Antônio”, dirigido por Odete Coelho; no “Grêmio teatral Flor de Lys, da Paróquia de Sant’Anna”, com direção de Virgínia Melo e Maria Auxiliadora Simões (D. Dóia); e as diversas peças que Zacarias produziu, dirigiu e encenou, aqui e no Rio de Janeiro. Do mesmo modo, o sítio eletrônico mostra a sua carreira no rádio: na Rádio Cultura (Sete Lagoas), “Em Barbosal Era Assim”, atuando com Wilson Tanure e Mara Lopes (1954); na Rádio Inconfidência (Belo Horizonte), para manter-se como o melhor do rádio por cinco anos (1958 a 1963); na TV Itacolomi (Belo Horizonte), em “Tribunal de Calouros”, em que contracenou com Paulo Gracindo, Mario Lago e Mario Tupinambá; na TV Excelsior, em “Vovô Deville” e em outros programas, levado que foi por Wilton Franco (Rio de Janeiro, 1963); na Rede Record, na “Praça da Alegria”, a convite de Manuel da Nóbrega (1968); na TV Tupi (Rio de Janeiro), premiado como ator revelação, na peça “A Dama do Camarote” (TV Tupi, 1970); no programa “Café sem Conserto”, como “Moranguinho”, um garçom bem “mineirinho”, que encantou o público; surge, daí, a parceria com “Os Trapalhões”, a convite de Renato Aragão, inicialmente na TV Tupi (1974), e depois na Rede Globo (1977).  

Merece registro, ainda, o artigo “A trajetória do Zacarias: de cidadão a personagem”, escrito por Vanessa Padrão de Vasconcelos Paiva e Lícia Fernanda de Vasconcelos Linhares (Sete Lagoas: UNIFEMM, 2007). Quem esteve mais próximo a Zacarias sabe que a sua paixão era fazer as pessoas sorrirem. Seu público predileto eram as crianças. Deve estar, neste instante, alegrando o céu, sentado em uma nuvem, como desejava. O amigo e Diretor Wilton Franco definiu Zacarias, ao ser entrevistado pelo Globo Repórter, em 1990: “o Mauro foi uma pessoa que eu encontrei menino, muito reservado, muito tímido, muito talentoso e muito humilde, em Minas Gerais e que eu perdi vinte e tantos anos depois, menino, muito talentoso, muito tímido, muito reservado, muito famoso e com a mesma humildade”. Assim, com o seu jeito bem mineiro, o grande humorista escreveu mais um capítulo de nossa história!

AMAURI ARTIMOS DA MATTA é Promotor de Justiça aposentado, diretor do Grupo Mão Amiga e presidente do Coral Dom Silvério

Veja Mais