Bazar Esporte 69 anos: mais que uma empresa, uma marca sete-lagoana

18/01/21 - 14:43

O fundador Roberto Geraldo Maciel de Oliveira (Robertinho) com a esposa Maria Geralda
O fundador Roberto Geraldo Maciel de Oliveira (Robertinho) com a esposa Maria Geralda

São raros os registros de estabelecimentos comerciais que persistem por mais de meio século. Ultrapassar esta marca é resultado de muito trabalho, dedicação e capacidade de se adaptar as crises e variações do mercado. Neste mês de janeiro, a Bazar Esporte, tradicional loja de artigos esportivos de Sete Lagoas, completa 69 anos de história. 

Fundada em 10 de janeiro de 1952 pelas mãos de Roberto Geraldo Maciel de Oliveira mais conhecido como Robertinho, filho de Alípio e Nair Maciel de Oliveira, foi a primeira loja do segmento na cidade. Casado com Maria Geralda Meireles Maciel, Roberto teve como filhos Hudson e Mônica Maciel. Em 1975, com o falecimento de Roberto Maciel, coube a Maria Geralda e Sr. Alípio assumirem a administração da loja, enquanto Hudson e Mônica, filhos herdeiros do negócio, seguem para trabalhar na fábrica de calçados Bonelli, de propriedade do Tio Aurélio (Leinho) Maciel. 

Pouco tempo depois, o jovem Hudson foi emancipado para assumir a gestão da Bazar Esporte, mesmo com pouca idade e experiência comercial assumiu a responsabilidade de seguir os passos de seu pai, cuidando da mãe, da irmã e da empresa. Desde então, sem a presença do falecido pai para ensiná-lo, mas com o apoio do avô Alípio, o tino comercial de Hudson começa a se manifestar. 

A idade e um derrame cerebral acabam por afastar a presença do Sr. Alípio Maciel junto a seu neto no comando da loja, levando Hudson a uma nova etapa em sua vida. Os preceitos deixados pelo pai, como “saber comprar bem e na hora certa, para vender com preço justo”, “o maior patrimônio de uma empresa são seus clientes” e “hoje eu sou o chefe, amanhã será meu filho” nortearam a caminhada do agora comerciante Hudson à frente dos negócios. 

SEMPRE PRESENTE
Com muita dedicação, pautado sempre pela honestidade, amizade, aproveitando as oportunidades e a credibilidade desenvolvidas junto aos fornecedores e clientes, Hudson fez a Bazar Esporte se consolidar como tradicional comércio de Sete Lagoas. “A responsabilidade era tanta que Hudson Maciel criou o hábito de nunca se ausentar da loja, inclusive almoçando atrás do balcão, costume que mantém até os dias de hoje”, lembra a irmã Mônica. 

A irmã é, inclusive, figura fundamental e sempre presente na vida de Hudson, representando um porto seguro na administração da loja. “Desde a infância, nos melhores e nos piores momentos, lá estava o suporte para que tudo fosse resolvido. A morte do pai, os primeiros passos na administração, o crescimento do negócio, as diversas crises superadas e na consolidação da empresa, é na minha irmã em quem deposito minha total confiança”, ressalta o empresário. 

Para aqueles que estão próximos, o sentimento é de existir muito amor, respeito, fidelidade e fraternidade, a mais perfeita união entre os irmãos. Tal convivência os coloca de mãos dadas em todos os momentos. Ela por ele, ele por ela. Sentimento que ficou ainda mais forte e evidente com o falecimento da mãe Maria Geralda, em janeiro de 2017.

 

imagem
Hudson e Mônica Maciel

Empresa tem compromisso social com a cidade e o esporte

Superando crises e concorrendo com as grandes redes de material esportivo, a Bazar Esporte segue como o mais tradicional comércio do segmento de Sete Lagoas e região, revendendo produtos das principais indústrias do setor, com preço competitivo e foco no cliente. “Ao longo do tempo, várias foram as empresas concorrentes, inclusive grandes redes, que enfrentamos de igual para igual, trazendo novidades e uma diversidade de produtos de marcas nacionais e importadas”, conta Hudson.

 Em 2020, com o desafio lançado pela a chegada da pandemia da Covid-19, a Bazar Esporte precisou se reinventar para seguir junto a seus clientes. “Com os decretos estaduais e municipais nos restringindo na abertura das portas, a loja seguiu atendendo por telefone, WhatsApp e redes sociais, entregando os produtos por delivery para a conveniência dos consumidores locais. Foram praticamente 120 dias no atendimento virtual, com entregas gratuitas para Sete Lagoas e região, onde embarcamos nossas mercadorias pelos Correios ou em transportadores de pequenos volumes. Uma prova da fidelidade dos clientes aos nossos princípios”, completa Mônica. 

Sempre preocupada com os menos favorecidos, a loja Bazar Esporte mantém o seu compromisso com o povo de Sete Lagoas e região. Envolvida nos principais movimentos sociais na cidade, colabora com diversas entidades beneficentes, bem como dá apoio aos principais eventos esportivos. “Nas escolinhas de futebol infanto-juvenil dos bairros de Sete Lagoas contribuímos na formação de crianças e jovens”, lembra Hudson. 

“Ao Jornal Sete Dias, onde somos anunciantes desde a sua primeira edição, registramos os nossos sinceros agradecimentos pela oportunidade de relembrar nossa história até aqui. Assim, a Bazar Esporte agradece também a todos os clientes, colaboradores, parceiros e amigos por acreditarem e contribuírem para o sucesso desta história. Só chegamos aqui graças à confiança em nosso trabalho”, finaliza o empresário. 
imagem

"Para 2022, reservamos um presente para a celebração dos 70 anos da Bazar Esporte, com um show já contratado da Banda Brasil 70. Bazar Esporte 69 anos. Melhor do que ver uma história, é fazer parte dela. Uma loja de pai, para filhos, 100% setelagoana”, completa Mônica.

por Celso Martinelli

Veja Mais