Unifemm publica edital para Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão da Inovação

27/01/21 - 08:00

Centro Universitário Unifemm. Foto: Arquivo Unifemm
Centro Universitário Unifemm. Foto: Arquivo Unifemm

Estão abertas as inscrições para a turma 2021 do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão da Inovação Unifemm, com o objetivo de formar recursos humanos com capacidade teórico, analítica e operacional para compreender e atuar nas diferentes fases do processo de desenvolvimento da biotecnologia e gestão da inovação.

Pretendendo-se formar profissionais a capacitados a atuar como: 1) pesquisadores e gestores em universidades, empresas, institutos de pesquisa e agências governamentais. 2) Profissionais e técnicos capazes de criar, difundir e aplicar o conhecimento da biotecnologia e gestão da inovação na realidade econômica e cultural da região. Atuando principalmente como pesquisadores e gestores em diferentes setores da sociedade, criando, difundindo e aplicando o conhecimento da biotecnologia e gestão da inovação e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural em escala mundial.

Como é o Mestrado ?
O Mestrado Profissional do Unifemm possui um evidente caráter interdisciplinar e está estruturado em quatro linhas de pesquisa: 1) Agronegócio e Bioindústria: Essa linha de pesquisa busca soluções inovadoras para a agroindústria e o agronegócio. 2) Biotecnologia e Gestão Ambiental: Os estudos da área estão voltados ao manejo sustentável do solo, água, fauna e flora para a conservação do meio ambiente utilizando novas ferramentas para diminuir o impacto causado por agentes prejudiciais ao contexto. 3) Biotecnologia e Saúde: Os estudos em Biotecnologia e Saúde visam a aplicação de novas tecnologias utilizadas na terapia, tratamento e diagnóstico de doenças. 4) Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação: Os estudos em CT&I visam preparar os estudantes para lidar com as novas tecnologias de modo a gerenciar processos de inovação com boa base científica. 

A Biotecnologia é um campo de estudos relevante para o desenvolvimento nacional e regional, engloba diversas áreas do conhecimento, sendo caracterizada como uma ciência multidisciplinar. A formação na área de Gestão da Inovação se torna ponto importante na associação dos dois campos de estudo para o equacionamento de demandas que exigem recursos humanos altamente qualificados. Para o aprimoramento da formação profissional, torna-se relevante a forte articulação entre universidades, empresas, institutos de pesquisa, agentes financeiros e institucionais.

Essa articulação da gestão da inovação e biotecnologia aponta um foco da biotecnologia que privilegia a bioindústria, desde 2014, o Unifemm vem ofertando essa formação, com um total de 38 egressos atuantes nas mais diversas empresas de diferentes segmentos, desde profissionais liberais na área do direito, hospitais, empresas de engenharia e biologia a empresas de tecnologia da informação. Atualmente o programa tem 17 alunos nas áreas de saúde, gestão, educação, agrobiotecnologia, engenharias e linguística. O programa de Mestrado Unifemm já desenvolveu Softwares; Produtos, Processos e Técnicas (Patentes), Materiais Didáticos e Instrucionais, Protótipos para Desenvolvimento e Produção de Instrumentos, Protocolos Experimentais, Ambientes virtuais para acessibilidade com equipamentos doadas ao IEF. 

Para o desenvolvimento de atividades de pesquisa do Mestrado, o Unifemm conta com 10 laboratórios de aulas práticas e também com a infraestrutura dos laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo. Além desses laboratórios, a Instituição vem estruturando o Laboratório de Biologia Molecular em parceria com a Fapemig (Editais Apoio ao Mestrado Profissional MPR-00001-14 e MPR-00172-16). Laboratório de Produção de Cultivares, laboratório de Biologia Molecular. Os diversos projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes e discentes do curso ocorrem em parceria com a Embrapa, Fapemig e Fundação Biominas, além dos parceiros PUCMinas, Prefeitura Municipal de Sete Lagoas-Secretaria de Meio Ambiente, IEF-MNEGRM, UFMG e UEMG. A implantação do Mestrado em Biotecnologia e Gestão da Inovação representa, no plano institucional, passo relevante para a consolidação do Centro Universitário, pois fortalece a integração de diversos cursos de graduação, envolvidos diretamente com o ensino e a pesquisa de temas que constituem a área de concentração do Mestrado, como cursos das áreas de Ciências Biológicas, Saúde, Engenharias e Administração. O corpo Docente do Mestrado é altamente qualificado formado por professores com Doutorado e Pós-Doutorado nas diferentes áreas de atuação da Biotecnologia e Gestão da Inovação.

Veja Mais