SL pode ser afetada com suspensão da compra de carne de aves pela Arábia Saudita de 11 empresas do Brasil

07/05/21 - 10:43

A Árabia Saudita suspendeu a compra de carne de aves de 11 empresas exportadoras do Brasil. (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)
A Árabia Saudita suspendeu a compra de carne de aves de 11 empresas exportadoras do Brasil. (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

É destaque no site revistagloborural.globo.com, notícia publicada nesta quinta-feira (6), o anúncio de que a Árabia Saudita suspendeu a compra de carne de aves de 11 empresas exportadoras do Brasil. Dentre as cidades citadas está a Vibra Agroindustrial, que tem unidade em Sete Lagoas (MG). A medida surpreendeu o governo brasileiro, que diz não ter recebido contato prévio nem conhecer o que motivou a decisão dos sauditas.  

Confira matéria na íntegra:

"REDAÇÃO GLOBO RURAL
06 MAI 2021 - 18H44 ATUALIZADO EM 06 MAI 2021 - 19H20

A Árabia Saudita suspendeu a compra de carne de aves de 11 empresas exportadoras do Brasil. A decisão veio a público com a publicação de uma lista de plantas habilitadas divulgada nesta quinta-feira (6/5) pela Saudi Food and Drug Authority (SFDA). O motivo não foi informado.

No documento, ao qual a Revista Globo Rural teve acesso, constam que cinco das unidades suspensas são da Seara Alimentos, localizadas em Caxias do Sul (RS), Ipumirim (SC), Amparo (SP), Campo Mourão (PR) e Brasília (DF).

Ainda há três da Vibra Agroindustrial, em Pato Branco (PR), Sete Lagoas (MG) e Itapejara D'Oeste (PR); duas da JBS, em Montenegro (RS) e Passo Fundo (RS); e uma da Agroaraçá, em Nova Araçá (RS).

Em nota conjunta, os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores informaram que "não houve contato prévio das autoridades sauditas, tampouco apresentação de motivações ou justificativas que embasem as suspensões" e observaram que só o Brasil teve estabelecimentos atualizados na lista.

Os ministérios também destacam que o Brasil "reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade" de sua cadeia produtiva. "Há confiança de que todos os requisitos sanitários estabelecidos por mercados de destino são integralmente cumpridos", cita o documento.

O governo brasileiro informou já ter iniciado contatos com as autoridades da Arábia Saudita e da embaixada do país em Brasília para esclarecer o episódio.

"Todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vistas à pronta resolução da questão", citam os ministérios, ressaltando que, caso se comprove interposição de barreira indevida ao comércio, o Brasil poderá levar o caso à Organização Mundial de Comércio (OMC)."

Fonte: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Aves/noticia/2021/05/arabia-saudita-suspende-compra-de-carne-de-aves-de-11-empresas-do-brasil.html

Veja Mais