SEM RESERVA - Mulheres na Política

05/03/21 - 10:07

Segunda-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Durante reunião da Câmara Municipal esta semana, a vereadora Carol Canabrava (Avante) lembrou a data e o avanço das mulheres no campo político. Na última eleição foram quatro as eleitas para o Legislativo, número inédito em Sete Lagoas. “Em nome das vereadoras Sílvia, Marli e Heloisa estendo meus cumprimentos a todas as mulheres. Enquanto mulher e vereadora vou sempre propor para que mais e mais mulheres possam ocupar espaços em posições de decisão”, afirmou.

SÓ UMA
No seu pronunciamento, Carol Canabrava lembrou que apenas uma mulher presidiu a Câmara de Sete Lagoas em toda a história. Foi Ivone Andrade, que coordenou os trabalhos da Casa entre 1999 e 2000.

PODER DE FALA
O vereador Caio Valace (Pode), presidente da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara Municipal, ligou para a redação e disse que não desqualifica o trabalho dos assessores jurídicos dos outros membros da comissão, vereadores João Evangelista de Sá (PSDB) - relator, e Marli de Luquinhha (MDB) - membra efetiva. Mas reafirmou que o poder de fala, para discutir assuntos da CLJ, é único e exclusivo do vereador.

SÓ LER
Ele sugeriu que, em caso de dificuldade para explanar sobre a matéria, que o assessor escreva a argumentação para o vereador e que o mesmo leia, mas que não permitirá que os assessores desempenhem o papel que seria do legislador. A polêmica rende porque Caio, diferente de todos os últimos presidentes, não permite que os assessores jurídicos dos demais componentes defendam ou discutam projetos que passam pela CLJ. Para ele, esse é o papel do vereador eleito.

REAÇÃO I
Em Sete Lagoas a semana também foi marcada por manifesto contra as seguidas altas do preço do combustível no país. Na terça-feira alguns motoristas, em sinal de protesto, estavam abastecendo em postos da região central a quantia de R$ 1 e exigindo nota fiscal. Na prática, o manifesto nada resolveu e só torrou a paciência de quem realmente queria abastecer o veículo.

REAÇÃO II
Na Câmara Municipal, o vereador Janderson Avelar (MDB) pediu que o Procon e o deputado estadual Douglas Melo (MDB), que é membro da Comissão do Contribuinte, que fiscalizem os postos de combustíveis de Sete Lagoas a fim de evitar aumentos abusivos. Sílvia Regina (PSC) também mostrou sua indignação durante pronunciamento. ‘É um desrespeito com a população usar uma situação para subir o preço dessa maneira. Não podem usar de um momento de fragilidade para tirar vantagem, fico entristecida”, lamentou.

INTERCÂMBIO
Na semana passada comitiva da cidade de Conceição do Mato Dentro foi recebida pelo presidente da Câmara, Pastor Alcides (PP). O grupo veio conhecer as ferramentas administrativas implantadas pelo Legislativo local e a estrutura do setor de Comunicação. Vieram o presidente da Câmara de Conceição, Wander do Laim, e os vereadores Deyse Picão, Gilberto Tabuleiro, Sidinei das Três Barras e Claudinho Ziriguidum.