Santa Helena Valley apresenta 11 projetos de aceleração do crescimento de Sete Lagoas e seu entorno

30/11/21 - 10:01

Parte da turma, que volta a se encontrar de forma presencial neste sábado na Embrapa. Evento é uma realização do Santa Helena Valley (SHV), Sebrae e a ACI Sete Lagoas, com apoio das cooperativas Unimed e Sicoob.
Parte da turma, que volta a se encontrar de forma presencial neste sábado na Embrapa. Evento é uma realização do Santa Helena Valley (SHV), Sebrae e a ACI Sete Lagoas, com apoio das cooperativas Unimed e Sicoob.

Como a colaboração entre diversos setores pode acelerar o ecossistema de Sete Lagoas? Neste sábado (4/12) será realizada em Sete Lagoas a apresentação de 11 projetos de aceleração do seu ecossistema. A iniciativa é resultado do curso "Liderança Criativa e Clareamento de Propósito", realizado pela Clear Purpose em parceria com o grupo Santa Helena Valley (SHV), Sebrae e a ACI Sete Lagoas, com apoio das cooperativas Unimed e Sicoob.

Como parte da estratégia do SHV, a primeira edição do curso reuniu 28 lideranças dos três setores do modelo de inovação conhecido como tríplice hélice, com participantes da iniciativa privada, poder público e academia. O objetivo é o desenvolvimento do ecossistema através da integração dos representantes desses setores junto a instituições de pesquisa e lideranças comunitárias em uma única agenda onde em grupos desenvolvem projetos, fundamentados com o propósito de servir a um bem maior: Sete Lagoas e entorno.

“O curso é na verdade um processo de geração de confiança entre as pessoas. Estimulamos as lideranças a olhar para o contexto de Sete Lagoas e entorno, identificar nas suas motivações para servir uma visão de mudança e validar isso com a comunidade. Acreditamos que mudanças acontecem de fato quando lideranças e a população compartilham um propósito claro”, explica Joana Mao, facilitadora do curso e fundadora da Clear Purpose.

Através da metodologia CLEARING PURPOSE FRAMEWORK (Framework de Clareamento de Propósito), o curso, que começou em Setembro, ofereceu uma agenda de mentorias e reuniões em grupo para gerar diálogos, reflexão e aprendizado entre as pessoas. “O mais importante foi enxergar o potencial que eu tenho dentro de mim. Por mais que o tempo todo alguém me dissesse eu não enxergava. Hoje vejo Sete Lagoas com um potencial indescritível, um potencial para se tornar referência. Sempre pensei em ir embora de Sete Lagoas por não ver potencial de crescimento, hoje essa visão mudou completamente” afirma Henrique Canuto liderança comunitária da Ocupação Cidade de Deus.

A Clear Purpose é uma aceleradora de lideranças que trabalha com integração.
“Pra mim foi a descoberta de que eu não estou sozinha. Este sentimento de querer fazer uma cidade melhor é de muitos. A união de propósitos entre os agentes, entidades, grupos corporativos e população é muito poderosa. Digo até que é um poder paralelo. Juntos vamos mais longe!”, afirma Aline Nery, publicitária e organizadora do Conexas. 

A aceleradora, através da sua metodologia de desenvolvimento dos grupos e seus projetos ainda reverte cerca de 30% do valor recebido pela sua contratação para investimento na execução dos projetos após o término da jornada de quatro meses, sendo que a decisão dos investimentos feitas nos projetos é realizada pelo próprio grupo.

“A gente acredita muito nesse processo de aceleração pela confiança e pela colaboração. A nossa receita retorna à comunidade através de investimentos que oferecemos para que as lideranças decidam juntas quais projetos serão implementados", explica Marcos David, co-fundador da Clear Purpose e designer de negócios.

Representantes de instituições como a Embrapa, a Serpaf e até a Prefeitura de Sete
Lagoas, estão na lista de participantes. “Estou encantada com a metodologia e condução do trabalho. Muito otimista pois, pela primeira vez, estamos assistindo ideias sendo sistematizadas e muito provavelmente aplicadas. A soma de esforços é imensa por parte da sociedade civil. O mais importante pra mim tem sido a confiança no processo e o sentimento de unidade que se criou", conta Adriane Penna, representante da SERPAF.

“Agregar pessoas, ideias e coisas para produzir e compartilhar valores e riqueza social é um processo complexo, laborioso e dedicado. O “Liderança Criativa - Clareamento de Propósito” no Ecossistema Sete Lagoas e entorno - enquanto processo de aprendizagem, em co-criação; curso agregador de expertises diferentes, com incentivo à liderança criativa e situacional; oportunidade de ideação seletiva negociada; e, de nivelamento é um referencial para refletir e compartilhar propósitos, prototipar ideias, estressar e validar propostas de soluções para impactos, em diversos setores e campos de conhecimento. Foi um case de movimento inteligente e criativo que interessa ao ecossistema Sete Lagoas e entorno", afirma Frederico Ozanan, atual presidente da unidade Embrapa Milho e Sorgo de Sete Lagoas.

Estão na lista dos projetos que estão pleiteando investimentos, dois projetos que
desenvolvem a plataforma de biotecnologia e agronegócio, tecnologia para iniciativas
comunitárias, processos educacionais que integram inovação e cooperativismo, política para crianças e jovens, desenvolvimento do turismo e da economia criativa, qualificação de talentos para inovação e até uma premiação para dar visibilidade a iniciativas inovadoras do empreendedorismo da região.

Os projetos terão o prazo de um ano para realizar o investimento nas iniciativas propostas. Interessados, visitem o site www.santahelenavalley.com.br ou acessem as redes sociais @santahelenavalley. Contatos via Whatsapp: (31) 99486-8088.
 

Veja Mais