Presidente do Democrata afirma: - O sarrafo vai subir muito e precisamos nos preparar!

Renato Paiva, presidente do Jacaré, conta como será a preparação do clube para a disputa do Mineiro de 2023

09/08/22 - 11:00

O capitão Carciano, Adriano Aro (presidente da FMF), presidente Renato Paiva e Daniel Las Casas
O capitão Carciano, Adriano Aro (presidente da FMF), presidente Renato Paiva e Daniel Las Casas

Celso Martinelli

O presidente do Democrata, Renato Paiva, afirma que a ficha do acesso para a primeira divisão do futebol mineiro ainda não caiu. Mas o trabalho continua e a prioridade no momento é acertar com a comissão técnica antes de ser iniciada a montagem do elenco em 2023. “É nosso desejo que todos permaneçam. Já estamos conversando sobre isso. Depois, vamos para a montagem do elenco. Fato é que quase todos os que aqui estiveram querem voltar ano que vem”, conta Renato. Segundo ele, apesar da campanha de sucesso, ainda há muito o que ser feito. “Vamos dar mais alguns passos rumo à profissionalização da administração do Democrata. Continuaremos contando muito com o apoio de voluntários, mas é hora de colocar profissionais remunerados em algumas funções, como marketing e comunicação. O sarrafo vai subir muito e precisamos nos preparar”.

Qual o balanço dessa campanha de sucesso, que acabou em acesso e título?
Acho que superou as expectativas dos mais otimistas. Sempre sonhamos com um desfecho destes, com casa cheia e título, mas, honestamente, foi bem melhor do que imaginávamos. Coroou um trabalho, que ainda não terminou, de resgate do Democrata e, especialmente, do orgulho de ser democratense e setelagoano.

Vai ter alguma comemoração especial, entrega de taça, desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros?
Ainda estamos pensando em alguma festa. A taça está exposta na Arena e passará por alguns pontos da Cidade, especialmente nas sedes das empresas que nos apoiaram. Sobre os Bombeiros, perdemos o timing. Infelizmente, não nos foi cedido o carro imediatamente após a conquista. Agora, todo o time já foi embora e não justifica mais fazer desfile.

imagem

O que foi fundamental para o acesso? Ou os pontos fundamentais.
São vários pontos. É até complicado elencar. Neste ano, conseguimos atentar mais para os detalhes. Mas, os principais pontos foram uma comissão técnica super competente, um elenco qualificado e comprometido, a união entre diretoria, comissão e jogadores, que formaram uma verdadeira família, e o abraço do torcedor. Quando o torcedor abraçou, o grupo passou a render mais e vencemos 5 dos últimos 6 jogos. Nosso returno foi avassalador.
 
Foi um campeonato lucrativo, finanças estão em dia?
Ainda estamos fazendo o balanço, mas é provável que fique empatado, considerando-se a premiação pelo acesso. A folha já foi paga no dia 02 e, até semana que vem, quitaremos a premiação. No último jogo, além de empurrar dentro de campo, o torcedor ajudou demais fora. Tivemos a melhor renda do campeonato e isso ajudou demais! Felizmente, todos os compromissos que fizemos estão em dia. Ainda faltam negociar muitos débitos antigos, o que tem sido feito aos poucos.

Quais os próximos passos, já que a temporada acabou para o Jacaré?
Vamos dar mais alguns passos rumo à profissionalização da administração do Democrata. Continuaremos contando muito com o apoio de voluntários, mas é hora de colocar profissionais remunerados em algums funções, como marketing e comunicação. O sarrafo vai subir muito e precisamos nos preparar. Nos próximos dias, por exemplo, participaremos da FECONEX, que promete ser um grande sucesso, e temos que estar preparados para apresentarmos o Democrata a potenciais parceiros.

A montagem do time para 2023 começa desde já, o planejamento?
Antes disso, temos que acertar com a comissão técnica. É nosso desejo que todos permaneçam. Já estamos conversando sobre isso. Depois, vamos para a montagem do elenco. Fato é que quase todos os que aqui estiveram querem voltar em 2023. Cabe à comissão e diretoria de futebol definir quem tem condições e quem não tem, já que o nível técnico da competição é muito maior. Infelizmente, acredito que poucos voltarão para o Módulo 1.

Como é subir o Democrata?
A ficha ainda não caiu. Estamos meio extasiados. É muito gratificante saber que pudemos fazer algo por Sete Lagoas. Sinto que mexemos até com a auto-estima das pessoas. Famílias inteiras estiveram ali na Arena, muito encontros (e reencontros) foram promovidos e a felicidade estava estampada em todos os rostos. A Cidade precisava dessa vitória, de se sentir valorizada e grande, como ela é. Isso representa muito, também, pra todos nós que estamos diretamente envolvidos no processo de reconstrução do Democrata. Nos dá "combustível" para seguir em frente. Depois de 14 anos fora do Módulo 1 e 41 anos sem um título, estamos mais vivos do que nunca!

Veja Mais