Novos tremores são sentidos em Sete Lagoas e também em Funilândia

os dois tremores que aconteceram em Sete Lagoas ocorreram às 05h16, com 2.5 mR de magnitude, e o segundo às 22h08, com 1.9 mR de magnitude na escala Richter.

28/06/22 - 11:10

Em Funilândia, moradores relataram que o barulho foi muito alto e toda a cidade balançou. Foto: Arquivo/Prefeitura de Funilândia.
Em Funilândia, moradores relataram que o barulho foi muito alto e toda a cidade balançou. Foto: Arquivo/Prefeitura de Funilândia.

Celso Martinelli

Na madrugada desta terça-feira (28) os moradores do município de Funilândia acordaram assustados por um forte tremor de terra seguindo de um estrondo registrado por volta de 04h40. Segundo a moradora Elisangela Coelho, o barulho foi muito alto e toda a cidade balançou. “Não pareceu nada natural, como a de uma explosão de dinamite em mina, por exemplo. O abalo foi sentido praticamente em toda região central do município e também na comunidade de Lagoinha”, contou.

Já na segunda-feira (27/06), novo tremor, já é o sexto registrado oficialmente, foi sentido em alguns bairros de Sete Lagoas. Nas redes sociais, haviam relatos de moradores dos bairros Santo Antônio, Santa Rosa, Mata Grande e adjacências, na região onde existe uma mineradora em atividade e que vem tendo suas atividades colocadas sob suspeita, mas ainda sem qualquer confirmação oficial.

Conforme informações divulgadas no site do Observatório Sismológico de Brasília, os dois tremores que aconteceram em Sete Lagoas ocorreram às 05h16, com 2.5 mR de magnitude; e o segundo às 22h08, com 1.9 mR de magnitude na escala Richter.

Apesar do assunto ainda levantar muitas suposições e perguntas, Edmundo Diniz, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), afirmou que a causa do primeiro de todos os tremores já identificado. “Ocorreu por um rompimento de uma caverna subterrânea, de 14 km de profundidade, abalando outras cidades como Curvelo e Prudente de Morais”, afirmou. 

Segundo ele, a identificação e confirmação da causa foi do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB). Segundo o secretário, apenas com a instalação de sismógrafos será possível a identificação dos locais exatos dos abalos.

De acordo com o geólogo David Ribeiro Lima, o tremor de magnitude 3 pode sim ser percebido pelas pessoas, mas raramente provoca danos. “O tremor de 2.6mB, em geral, não e percebido pelas pessoas, somente pelos sismógrafos e não tem potencial para danos. Porém, a magnitude a partir da qual devemos nos preocupar é a de 4mB, a qual poderá ser percebido o tremor dos objetos dentro de casa. Danos menores também poderão ocorrer as habitações”, alertou.

Veja Mais