Defesa Civil divulga cartilha sobre abalos sísmicos

28/06/22 - 12:00

 Foto: Roberta Lanza
Foto: Roberta Lanza

Nos últimos meses, Sete Lagoas vem sofrendo em diversos bairros com tremores de terra, sentido e temido por muitos. Nesse sentido, a Defesa Civil de Sete Lagoas lançou uma cartilha contendo informações para a população sobre como se portar em caso de um evento mais forte e como agir antes, durante e após um abalo sísmico.


"Na cartilha tentamos expor de forma clara e educativa, além da identificação de riscos, como identificar e corrigir trincas e rachaduras nas residências. Nela também fizemos uma comparação com situações semelhantes em outros municípios", explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Comandante Andrade.


Andrade afirma ainda que o material já está disponível de forma digital no site da Prefeitura de Sete Lagoas e, em breve, terá também uma versão física, que está sendo impressa em uma gráfica. "Nossa expectativa é que a cartilha chegue ao maior número possível de pessoas na cidade. Além da versão digital, também iremos, em breve, distribuir uma versão impressa nos bairros com maior risco. Divulgue esta cartilha e compartilhe com seus amigos e familiares", pede o coordenador da Defesa Civil Municipal.


Entre os tópicos de perguntas e respostas estão:


- O que são abalos sísmicos?
Abalos sísmicos. Terremotos ou sismos são vibrações na crosta terrestre provocadas pela movimentação de placas tectônicas presentes na litosfera, logo abaixo da superfície da Terra. Essas placas deslizam lenta e constantemente sobre uma camada de magma chamada astenosfera.


- Onde se origina o abalo sísmico?
A maioria dos abalos sísmicos ocorre nas zonas de contato entre as placas, pois são áreas de movimentação rochosa e com grandes falhas geológicas. Entretanto, também pode haver falhas no interior das placas, o que permite a ocorrência de abalos em áreas no interior, e não só nas bordas tectônicas.


- Como são classificados os abalos sísmicos?
De acordo com sua intensidade (magnitude sísmica) podem ser classificados através da Escala Richter (de 0 a 9). Quanto mais alto o grau, mais forte é o terremoto.
“Nossa expectativa é que a cartilha chegue ao maior número possível de pessoas na cidade. Além da versão digital, também iremos, em breve, distribuir uma versão impressa nos bairros com maior risco. Divulgue esta cartilha e compartilhe com seus amigos e familiares”, completou Andrade. 


Para baixar a cartilha em PDF (3,5MB), CLIQUE AQUI
 

Veja Mais