Apesar da onda vermelha, em diferentes segmentos, o otimismo toma conta das perspectivas para 2021

12/01/21 - 08:46

Sete Lagoas. Foto: wikipedia.org
Sete Lagoas. Foto: wikipedia.org

por Celso Martinelli

O SETE DIAS traz de forma exclusiva o que esperam as principais autoridades de Sete Lagoas e reconhecidas regionalmente – de diferentes segmentos, seja da esfera política ou ligados à iniciativa privada e pública – do ano que se inicia. Apesar da pandemia da Covid-19, que traz consigo uma nuvem de incertezas quanto ao futuro, o otimismo é geral. Há expectativa de crescimento na indústria, chegada de novos investimentos para a cidade e também maior atenção à segurança pública. Também foi convidado a participar da reportagem o prefeito Duílio de Castro, que não respondeu até o fechamento desta edição. Veja, a seguir, as perspectivas para 2021 de personagens representativos no cenário local e regional:


imagem
Iniciamos 2021 dando sequência ao plano de contingência para enfrentamento à Covid-19, reestruturando a assistência ambulatorial e hospitalar, com ampliação dos leitos clínicos em parceria com HNSG e expansão de horário de atendimento das unidades básicas de saúde. Iniciamos também a preparação das equipes para a vacinação, conforme plano da secretaria de estado. Em curso, estamos ampliando as estruturas de atendimento da atenção especializada em parceria com a faculdade de medicina. Criaremos já para início deste semestre um ambulatório com capacidade de, no mínimo, quatro vezes mais atendimentos próprios e em parceria com a instituição. Planejamos a estruturação e informatização das unidades viabilizando ao usuário do SUS acompanhar seus agendamentos para consulta, exames e cirurgias. Daremos início a um plano de resolução das demandas reprimidas de consultas especializadas, exames e cirurgias. Assim que conseguirmos desafogar a estrutura hospitalar (em função da Covid), está prevista uma ampliação das cirurgias. Reformamos a área de atendimento para saúde mental e o CAPS retornará à unidade que ocupava, com estrutura reformada. Concluiremos a reforma do posto de saúde do Orozimbo Macedo. Finalizaremos a construção da UBS Santa Luzia, com recurso já disponível. Está planejada, a reforma do posto de saúde da Várzea. Criaremos um centro especializado de atenção à saúde da mulher. Em curso também a pactuação junto à APAE para assistência à saúde auditiva especializada. O CCZ terá reformas para melhor acomodação e assistência animal. Faremos uma reestruturação do laboratório para facilitar as coletas e liberação dos exames. Aguardamos também recurso para montagem de um centro de imagem já contemplado pelo Ministério da Saúde. 
Dr. Flávio Pimenta
Secretário de Saúde

imagem
A expectativa da área de saúde suplementar em Sete Lagoas para o ano de 2021 ainda será de estabilização e investimentos. As ondas da pandemia vão determinar o ritmo, até que seja solidificada a questão da imunização (vacina). Estes desafios fazem com que o planejamento seja flexível adequando a cada momento. Suspensões de procedimentos ainda podem ser uma realidade. No que diz respeito aos investimentos a perspectiva é de que sejam concentrados na melhoria e ampliação da rede de atendimento, ajustando as estruturas atuais à nova realidade trazida pela pandemia. Fluxos, demandas e estruturas estão em revisão para otimização com objetivo de melhorar o acolhimento. Continuam as parcerias com outras instituições de saúde (a exemplo do HNSG) para corroborar com a integração de todo o sistema de saúde, público e suplementar, que devem sempre conviver de maneira harmoniosa. Apesar dos desafios, estamos confiantes em um ano com maior estabilidade no segmento de saúde. 
Dr. Antônio de Pádua Brandão Raposo
Diretor Presidente da Unimed Sete Lagoa

imagem
2020 foi um ano atípico e que surpreendeu todos os videntes, economistas e qualquer um que quisesse tentar prever o que iria acontecer. Basta ver que em março o Ibovespa caiu para casa dos 61 mil pontos e antes do fim do ano cresceu quase 100%. Ao mesmo tempo em que fomos ao fundo do poço, levantamos de forma surpreendente. Os estímulos fiscais e econômicos que foram injetados nas economias globais e que beneficiaram empresas e trabalhadores mantiveram a roda da atividade econômica girando, ainda que lentamente. Quanto a 2021, o fechamento do Ibovespa próximo a máxima histórica demonstra o otimismo do mercado em relação ao desenrolar da vacinação em massa mundo afora, a recuperação do nível de atividade econômica e a dinâmica de juros baixos por mais tempo. Fechamos e iniciamos o ano com a maioria das indústrias em plena atividade. A escassez de material de embalagem como papelão, plástico e alumínio é exemplo disso. Em Sete Lagoas, a maioria das indústrias estão ampliando sua linha de produção e algumas iniciando com novos produtos. Além disso, estão em andamento negociação com três novas empresas vindo se instalar na região industrial. No comércio, o número de empresas abertas foi maior que as que fecharam. O PIB deve crescer de 3 a 4% e o mercado imobiliário deve continuar crescendo. Por outro lado, o aumento da dívida pública brasileira, principalmente com os gastos de enfrentamento à pandemia, e a má gestão do governo - inclusive com lentidão em aprovar as reformas tributária, administrativa e política - impedem que avancemos como deveríamos.
 José Roberto Silva
Presidente da ACI

imagem
Mesmo vindo de uma realidade atípica no ano de 2020, devido ao cenário de pandemia, a perspectiva é de crescimento. De acordo com os dados das pesquisas e estudos do Governo Estadual e também da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), há uma tendência de crescimento significativo para a indústria, o que nos motiva na busca por novas oportunidades, novos desafios, acreditando em um novo cenário perante ao ano que se inicia.
Vagnaldo Fonseca
Diretor da Gellak Alimentos


imagem
Os efeitos da Covid-19 foram devastadores no futebol, especialmente para os clubes menores, que tiveram suas receitas drasticamente reduzidas pela ausência de público e as despesas aumentadas em função dos cuidados sanitários necessários e da extensão dos prazos dos contratos dos jogadores provocada pela suspensão das competições. De toda forma, otimista que sou, acredito que 2021 será um bom ano, um ano de colheita do que foi plantado em 2020 a duras penas. Nossa expectativa é por continuar colocando a casa em ordem e buscar o tão sonhado acesso ao Módulo 1 do Campeonato Mineiro. Deus queira que a vacina chegue logo para que as coisas comecem a voltar ao normal. Aproveito para desejar um 2021 abençoado a todos, especialmente aos torcedores e parceiros do Democrata, que têm sido peça-chave na reconstrução do Clube. 
Renato Augusto Miranda Paiva
Presidente da Diretoria Executiva do Democrata


imagem
As perspectivas para 2021 são de cautela empresarial, redução de custo e preocupação com os colaboradores da empresa em manter seus empregos. Devido a pandemia, o cenário torna-se muito difícil e de pouca previsibilidade, não temos uma análise precisa do que esperar daqui em diante. Esperamos que a vacina chegue logo!
Geraldir Alves
Presidente da CDL

imagem
Após 12 meses de frustrações e tristezas, a virada do ano traz consigo novos ares e um sinal de esperança. Desde os anos 2000 e o fatídico “bug” do milênio não se esperava com tanta ansiedade a comemoração de um novo inicio. No plano econômico, reformas e crescimento minguaram, enquanto a atenção se voltou integralmente para o combate à pandemia e a manutenção dos empregos. Em prol da saúde, pautas foram deixadas de lado e agora teremos em 2021 uma nova oportunidade para reconstruir o país. Que deixamos finalmente de ser o país do futuro. Se Deus é brasileiro, que ele nos ajude na tarefa árdua de unir um país dividido e conduzi-lo ao crescimento tão merecido. Teremos no próximo ano uma janela única de aproveitar a liquidez global e surfar a retomada econômica que virá após um longo período de recessão. Estimo um crescimento de 4 a 5% no PIB do país, aliado a uma evolução em agendas como a Reforma Tributária e independência do Banco Central. Se a vacina trará o fim da pandemia, dependemos apenas dos nossos governantes (Presidente e Congresso) para trazer o fim de um ciclo virtuoso de desequilíbrio fiscal, desemprego e desigualdade social que já perdura a quase uma década. Viva 2021!
Daniel Prado
Economista, sócio fundador NAU Capital

imagem

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, tenho muitas expectativas para o ano de 2021 e estou otimista com o cenário da educação. Acredito no retorno gradual e presencial do ensino superior, seguindo todos os protocolos de segurança já adotados pela instituição na qual gerencio que, inclusive, já recebeu altos investimentos nos últimos meses para viabilizar o retorno seguro da comunidade acadêmica. As expectativas também refletem nas decisões estratégicas da instituição, pois estão ocorrendo investimentos em novos laboratórios, infraestrutura, clínicas para atendimentos à comunidade, além da perspectiva de lançamento de mais 18 cursos de graduação. Acredito que as pessoas também estão conscientes de que a educação transforma e que para enfrentar períodos de grandes desafios e mudanças nos mais diversos aspectos, se tornam ainda mais necessários profissionais preparados e empoderados. Essas pessoas serão responsáveis por identificar oportunidades no mercado e realizar inovações para gerar resultados sustentáveis e perenes às empresas. Nesse cenário, a educação superior assume um papel primordial! 
Dardania Gouveia dos Reis
Gerente da UNA Sete Lagoas e Professora Universitária, mestre em Administração

 

imagem
A perspectiva econômica para 2021 está diretamente atrelada a qual será o curso da pandemia. A imprevisibilidade do acesso à vacina e sua real eficácia causa insegurança na tomada de decisões e criação de projetos. Além disso, o aumento do custo do algodão e de outras matérias primas, assim como a alta do dólar, prejudicaram os lançamentos das novas coleções. Iniciamos também o ano sem os projetos que o governo disponibilizou para tentar ajudar as empresas a (sobre)viverem. E ainda temos a questão de não sabermos se no dia seguinte poderemos realizar atendimentos presenciais, caso ocorra novamente do comércio ser eleito como um dos setores responsáveis pela disseminação do vírus. Os desafios são inúmeros, devido a tanta imprevisibilidade. Fica a expectativa que no 2º semestre já tenhamos superado parte destes problemas e possamos usufruir de tempos mais calmos!
Ana Flavia Fernandes Farinha
Empresária/Economista Loja Lemon Moda Infantil e Juvenil


imagem
Esperamos um 2021 promissor para o Brasil e especialmente para nossa região de Sete Lagoas. O Governo já se prepara para a vacinação da população contra a Covid-19. Estaremos atentos a esse trabalho, fiscalizando para que a vacina chegue a todos os municípios e para Sete Lagoas. Superando a pandemia, nossa expectativa é que a economia se restabeleça e volte a gerar empregos. Na Assembleia Legislativa, estaremos atentos, colocando pautas e projetos nesse sentido para que a recuperação do nosso Estado e da nossa região seja rápida e eficaz.
Douglas Melo
Deputado Estadual

imagem
As perspectivas são de muito trabalho. Ao tomar posse para o quarto mandato como vereador e ser eleito presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, uma grande responsabilidade recaiu sobre mim. Pois, além trabalhar para a comunidade setelagoana, fiscalizando e legislando, também passei a assumir o encargo de administrar a Casa Legislativa, o que buscarei exercer com zelo e responsabilidade, visando uma melhor utilização dos recursos públicos, maior eficiência nos trabalhos desempenhados e a harmonia entre os vereadores e o Poder Executivo em prol do município. Nessa primeira semana não paramos, já reuni com alguns vereadores para tratar de assuntos internos, mas a nossa intenção é manter diálogo periódico com todos. Como primeira agenda oficial, tive o privilégio de receber em meu gabinete o deputado federal Marcelo Aro, o qual prometeu trazer recursos para o município, e o vice-prefeito Dr. Euro Andrade, membros do Partido Progressista, e que se encontram empenhados comigo para fazer uma Sete Lagoas melhor. Com o apoio do deputado buscaremos recursos para projetos que há muito tempo lutamos, especialmente o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência, TEA e Doenças Raras, que visa acompanhar e orientar tais pessoas para o diagnóstico, tratamento e inclusão social. 
Alcides Longo de Barros
Presidente da Câmara Municipal

 

imagem
A redução dos índices criminais decorre de múltiplas estratégias e políticas operacionais adotadas pela PMMG e demais instituições integradas no processo de prevenção e combate ao crime. No âmbito da 19ª RPM, sediada em Sete Lagoas, houve grande investimento na finalização das obras e inauguração da nova sede do 25º BPM, aquisição de equipamentos policiais, representando uma renovação da capacidade operativa da PMMG. Novas estratégias de policiamento adotadas na prevenção criminal aperfeiçoaram a prestação do serviço e possibilitaram a obtenção de expressivas taxas de redução da violência. Nesse período, a 19ª RPM alcançou indicadores que denotam uma queda acentuada nos crimes violentos e nas infrações penais monitoradas pelo Estado. 2020 também foi um ano de inúmeros desafios e muita superação. Um ano de muitas batalhas, reflexão, solidariedade e grandes conquistas. Diante de um cenário de pandemia tivemos que nos adaptar para garantir à sociedade uma prestação de serviço de alta qualidade. Aumentamos a visibilidade das nossas ações, realizamos milhares de operações, treinamos nossos policiais, sempre respeitando todos os protocolos sanitários. Para manter esse quadro de proteção da sociedade, o Comando da 19ª RPM espera que no novo ano que se aproxima, continuemos nesse constante esforço de combate e prevenção aos crimes violentos, que tenhamos cada vez mais fortalecidos os vínculos com os outros órgãos e instituições e que possamos estreitar ainda mais a tão salutar parceria PMMG x Sociedade.
Rodrigo Teixeira Coimbra 
Coronel PM Comandante da 19ª Região da Polícia Militar


imagem
Para 2021, a perspectiva é de retomada do crescimento econômico e acentuada redução dos efeitos maléficos da pandemia na vida das famílias e na economia. Acredito que a taxa de juros Selic ficará em no máximo 3%, o que ajudará na retomada econômica. A construção civil deve manter bons indicadores em 2021, mas ainda é preocupante a inflação no custo dos insumos do setor que, se persistir, pode reduzir o desempenho esperado no segmento.
 Márcio Teixeira
Presidente da Associação dos Construtores de Sete Lagoas (Ascon7)

 

Veja Mais