SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Ítalo Castelo Branco: Hipocrisia livre

15/04/19 - 15:51

Por

Vivemos em dias complicados, onde a ideologia e o poder valem mais do que a razão, educação e bom senso. E não importa qual o lado da moeda, seja qual for a convicção política os extremistas não perdoam quaisquer pessoas que discordem de sua opinião ou de seu líder. Se você fizer isso, ou tentar propor uma discussão um pouco diferente do comum, tenha uma certeza: você será alvo de algum desses grupos.

 

Um exemplo prático disso acontece quando se tenta criticar alguma atitude do governo. Basta uma breve crítica nas redes sociais ao presidente da república que irão “chover” comentários ofensivos e certamente aplicarão o rótulo de comunista e traidor na pessoa que o fizer. Sem qualquer tipo de tolerância ou raciocínio lógico o mundo foi dividido em dois, e literalmente aplicam a frase “ou você está comigo, ou está contra mim”. O mesmo acontece quando se critica a prisão de Lula, por exemplo. Vivemos em um momento perigoso onde se espalha a ideia de que não se pode mais ter opinião própria, apenas deve-se acreditar cegamente nos líderes do lado que escolher seguir.

 

Nessa semana outra situação que exemplifica isso surgiu: Danilo Gentili foi condenado por uma piada. Percebemos então que o humor, que tanto ajuda o país a criar consciência, foi penalizado. Não desejo aqui discutir o mérito ou a qualidade da brincadeira, mas sim deixar claro como a hipocrisia anda bem livre nesse país.  A deputada Maria do Rosário, tanto conhecida por defender perdão e liberdade de criminosos perigosos, não perdoou uma simples piada contra si mesmo. 

 

Cito uma frase célebre do ex-vice-presidente da república, Marco Maciel, que deveria estar no coração de todas as pessoas desse país: "Devemos buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que pode nos unir, porque, se queremos viver juntos na divergência, que é um princípio vital da democracia, estamos condenados a nos entender." Enquanto não fazemos isso, quem paga o preço é o Brasil.

 

Italo Castelo Branco Muniz

italocb@gmail.com