SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Ítalo Castelo Branco: Ditaduras de direita x ditaduras de esquerda

29/04/19 - 11:19

Por

Segundo o dicionário, ditadura é um governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais. Tal regime no Brasil é frequentemente associado à direita, porém, é possível ver muitos exemplos contrários e perceber que ditadura não é aceitável, independentemente de qualquer lado político.

 

Das ditaduras de direita, uma das mais terríveis é do chileno Augusto Pinochet. Estima-se que o general assassinou mais de três mil pessoas, e governou com terror, tortura e medo. O governo militar no Brasil também regeu o país de maneira autoritária e restringiu a opinião e direito das pessoas. De maneira semelhante, governos comunistas foram autoritários e assassinaram milhares de pessoas. Stálin, ícone da esquerda, foi simplesmente um louco assassino, que contabilizou oficialmente quase três milhões de vítimas em seu regime. “Lênin era absolutamente indiferente ao sofrimento humano e não hesitava em ordenar as medidas mais selvagens para se vingar.”

 

Muitos desses líderes de direita hoje, de maneira absurda, se tornaram ícones para muitos defensores anticomunistas. A esquerda de igual maneira não tem motivos para exaltar-se ou criticar seus “adversários” nesse sentido, ambos os lados têm dívidas de sangue com a humanidade.

 

Ditaduras são necessariamente um malefício, e não se justificam por nada nesse mundo. Defender ou exaltar regimes totalitários e seus líderes tem se tornado cada vez mais comum hoje em dia - isso é simplesmente inaceitável. Liberdade é e sempre foi o bem mais essencial da humanidade. E deve continuar sendo.

 

Ítalo Castelo Branco