Artigo

Cafés pelo Mundo – Etiópia

10/01/22 - 14:20

Crédito: https://pixabay.com/pt/photos/caf%c3%a9-et%c3%adope-bebida-cafeteria-2895730/
Crédito: https://pixabay.com/pt/photos/caf%c3%a9-et%c3%adope-bebida-cafeteria-2895730/

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Janine Avelar e Jussara Paim
Caneca Sincera

Seguindo nossa coluna sobre os cafés pelo mundo, hoje vamos falar do café da Etiópia. Para alguns apreciadores, esse é um dos melhores do mundo. 

Os grãos de café ocupam um lugar sagrado na Etiópia. O seu cultivo envolve mais de 12 milhões de pessoas por ano e produz dois terços dos ganhos do país. Sua preparação é um ritual: a cerimônia do café. Apenas mulheres podem realizá-lo e as pessoas se sentam ao redor dos apetrechos usados (tipo um altar) para acompanhar a preparação. O ritual começa com a mulher trazendo os grãos para o local da preparação, depois lavando-os. Na sequência prepara-se o fogo para torra. Os grãos são colocados em uma espécie de panela de barro que vai para a brasa para torrar os grãos, que são mexidos com delicadeza. Imagina o cheiro?

Depois da torra o café é moído em um pilão e o pó é colocado na água quente, em um bule rústico chamado ‘jebena’, que tem sistema de filtragem. Depois o café é servido em xícaras. Via de regra a bebida é servida acompanhada por uma guloseima, e geralmente com pipoca! Isso mesmo, pipoca! Além disso, a bebida é aromatizada com cardamomo. Também usam gengibre ou canela. Há ainda algumas pessoas que preferem adicionar sal ou uma colher de manteiga.

Esse ritual é muito comum no país, realizado em hotéis, restaurantes, pousadas etc. e faz parte da cultura do dia a dia nas casas da população. Importante também destacar que lá todas as partes do café são utilizadas. As folhas são usadas para infusão e os grãos para preparar o café, essa bebida que conhecemos bem! Eles também utilizam partes da fruta para decoração das casas.

Eu, Janine, já provei um café em sachê originário da Etiópia em uma cafeteria de BH e confesso que o sabor não me agradou muito, pois achei muito amargo. Talvez a preparação não tenha sido a mais adequada ou mesmo o prazo de validade do café poderia estar já avançado. Esperamos ter a oportunidade de experimentar o café no país, vivenciando esse ritual, pois certamente o sabor será outro! Já ouviram falar do café etíope? 

Crédito da fotot: https://pixabay.com/pt/photos/caf%c3%a9-et%c3%adope-bebida-cafeteria-2895730/

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site https://canecasincera.wixsite.com/

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais