Maratonista Uilia Pires sagrou-se vice-campeão da 37º Maratona Internacional de Porto Alegre

21/06/22 - 12:35

Uilia conquistou a marca de 2h 37’ 54”, índice para a Maratona de Boston 2023. Foto: divulgação
Uilia conquistou a marca de 2h 37’ 54”, índice para a Maratona de Boston 2023. Foto: divulgação

Por Roberta Lanza

O sete-lagoano Uilia Pires, atleta da AC Energética de Três Marias, sagrou-se vice-campeão na categoria Master (50 a 54 anos) na 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre, a mais tradicional do Brasil, que contou com 15 mil participantes na Maratona, Meia Maratona e Rústica, de 8.5km, nas categorias masculino e feminino. Uilia conquistou a marca de 2h 37’ 54”, índice para a Maratona de Boston 2023.  


“Apesar de o clima não favorecer muito, eu estava muito bem preparado, desde o dia 01 de novembro de 2021 venho treinando forte e foi um dia de folga, a Sexta-feira da Paixão, até o dia 12 de junho de 2022, dia da maratona, e eu sabia do que era capaz de faze-la. Muitos atletas e técnicos do Brasil apostaram que correria na casa de 2h35, mas sou muito experiente e quando vi o clima larguei em cima da casa de 2h36, e corri até o km39 em cima da meta. O frio me congelou no final e perdi alguns segundos preciosos, mas fiz uma marca muito boa, independente do clima, e se não fosse ele, faria uma senhora marca”, ressaltou Uilia.


A maratona foi marca pelo clima, com previsão de frio e vento forte, principalmente às margens do Rio Guaíba. “Não deu outra: 4°C e muito vento forte e gelado, principalmente depois dos 36km em que complicou mais ainda. A sorte foi que a patrocinadora master da maratona era a Unimend, que trabalhou muito para socorrer os atletas. Teve muitos abandonos nas categorias Elite e Amadores, mas a organização tem um diretor de prova muito competente, que é o Paulo Silva, que fez uma prova com uma geometria muito boa, água e hidrante em tambores com gelo à vontade, marcação de km em km, e muitos fiscais em pontos específicos”. A única falha, ainda de acordo com Uilia, foi a de não ter controle de chip em mais pontos durante a prova. “Só tinha o chip na largada e chegada, o ideal era de 5 em 5km para um controle da evolução e fiscalização dos atletas, mas se tivesse uns 4 pontos já ajudaria muito”.


Uilia Pires, porém, lamentou não ter conseguido apoio da Prefeitura de Sete Lagoas, o que o levou a defender outra cidade. “Não tenho palavras para expressar os meus sentimentos sobre isto, mas eles falam que não tem condições de me dar um ajuda. Hoje eu defendo a cidade de Três Marias, onde tenho um compromisso com o meu patrocinador máster, a AC Energética, e tenho muita gratidão a eles. Também recebi o apoio da Solarem Aquecimento Solar, que sempre que preciso de uma força me atendem com muito carinho e firmeza. Também tenho com a Doctore Suplementos uma parceira em suplementos alimentares, e faço parte do “Timedoctore”, com muita satisfação”.

Veja Mais