Esporte no Brasil e no Mundo

Chico Maia | 27/11/20

27/11/20 - 16:00

Por Chico Maia

Aos trancos e barrancos

Tudo bem que o time está todo imbondado, desfigurado, dentro e fora de campo, mas, Ufa! Que dificuldade pra ganhar do penúltimo colocado do campeonato, que dificilmente escapará de um novo rebaixamento. Até o Keno, que não é de pisar na bola, desperdiçou a chance de dar uma aliviada no placar, no pênalti que bateu e foi defendido pelo Diego Cavalieri. Justiça seja feita, méritos do goleiro que foi no canto certo e impediu o terceiro gol atleticano.

Susto com o prêmio

A Globo elegeu Hyoran melhor em campo. Jogou bem realmente, mas nem ele estava acreditando, como observou o ex-deputado Iran Barbosa via twitter: @iranbarbosa “Hyoran recebendo o prêmio com cara de “Eu? Tem certeza? Tá errado não? Confirmaram duas vezes?”.

Maradona oferecido ao Cruzeiro

Funcionário do Cruzeiro há décadas, Benecy Queiroz disse ao repórter Josias Pereira, do Jornal O Tempo, que o craque argentino foi oferecido para testes na Raposa. O então presidente Felício Brandi teria agradecido a oferta para que Maradona jogasse pelo clube durante uma excursão do time pela América do Sul. Uma história que eu nunca tinha ouvido falar e vários companheiros jornalistas que cobriam o Cruzeiro, também dizem não saber dessa história.

A história do Benecy

Ele hoje é administrador da Toca II e diz que acompanhou o ainda garoto Diego ao lado do técnico Ilton Chaves e do massagista Guido: “Lembro que em uma dessas oportunidades, nos foi oferecido o Maradona e fomos acompanhar uma partida dele. Estava eu, o massagista Guido e o Ilton Chaves. Me recordo que ventava muito no dia e o campo sequer possuía grama totalmente. Mas nada disso impediu aquele garoto de mostrar seu potencial. Todos que estavam ali e o viram foram unânimes. Não vou dizer que ele era um gênio, mas já dava sinais de que seria um jogador fora da curva”.
 

A recusa

Ainda o Benecy Queiroz: “O mês de agosto era sempre destinado a excursões, com os clubes do futebol brasileiro recebendo convites para viagens. Éramos sempre convidados, por meio do empresário Jorge Gutman, que agendava nossas partidas. “Eu creio que naquela época o Cruzeiro tinha tantos bons jogadores que talvez o Maradona não conseguiria ter grandes oportunidades de mostrar o futebol na excursão. São coisas que acontecem no futebol. Quantas vezes alguns atletas levaram não?”, indaga Benecy.

E o Coelho segue!

Com o dever de casa bem feito ao vencer o Juventude, o América contou com a ajuda do Cruzeiro para segurar a Chapecoense que estava disparada na liderança. A diferença caiu para quatro pontos e o time catarinense tem uma vitória e oito gols a mais de saldo.

Reação cruzeirense

Destaco aqui os comentários, no blog www.chicomaia.com.br , de três cruzeirenses sobre o desempenho do time e a classificação da B. Alisson Sol: “Faltava alguém que cobrasse falta dentro do gol. Ganha do líder e periga não conseguir passar do Confiança… Este ano de 2020 está de se esquecer completamente!” 
Luiz Ibirité: “Mais 3 pontos pra distanciar de x da série c, este time só está servindo pra mexer com os nervos do torcedor, uma mudança já é visível, o time pode até não ganhar (não falo de hj) mas parece q tb não vai perder!”
Juca da Floresta: “Cruzeiro mandou no jogo, Anselmo Ramon merecia expulsão, cotovelada criminosa, se fosse o contrário, jogador do cruzeiro seria expulso. Sóbis foi a melhor contratação do ano junto com o Scolari.”

Futebol brasileiro e da Europa

Raws Miranda fez uma observação interessante sobre a qualidade do futebol que temos visto no país: “Quanto mais assisto jogos no Brasil mais noto a nossa semelhança com o futebol europeu do passado. Ninguém dribla mais, ninguém arrisca uma jogada individual. É um tal de toca ali e volta aqui que dá tédio.
Sei que o pessoal de fora está buscando nossos valores ainda no berço, mas vamos seguir desse jeito?
Acho que vou partir para o vídeo game. Será que lá o controle permite técnica?”

imagem

imagem

Duas mortes muito sentidas na cidade na semana passada: Monsenhor Ercílio, aos 91 anos de idade e o Brek-Breik, cujo nome era Carlos Augusto da Silva, aos 59 anos, vítima de infarto. Gerações distintas, atividades mais ainda, porém semelhantes na simpatia e no carinho que tinham de todos que os conheceram.
Monsenhor Ercílio foi um religioso que fez muito pela Educação e pelas causas sociais em Sete Lagoas e região. Breik (nesta foto com Elder Bolson) era sinônimo de alegria, bom astral, que animava qualquer ambiente em que se encontrava. Ganhou este apelido quando era entregador dos sanduíches da lanchonete do mesmo nome. 

Ecos do Passado

imagem

Era dia 22 de junho de 1986, Estádio Azteca, pelas quartas de final da segunda Copa do Mundo organizada pelo México. Minha primeira cobertura de um Mundial, pela Rádio Inconfidência. Cobri a Argentina depois da fase de grupos e tive a honra de estar presente neste jogo. Fiz esta foto e a partir daí sempre passei a fotografar os times perfilados em todo jogo em que estou trabalhando. Foi o jogo do show espetacular do Maradona. Marcou aquele famoso gol de mão e aquele em que saiu driblando sete ingleses, a partir do meio de campo.

Chico Maia

Veja Mais