Esporte no Brasil e no Mundo

Atlético e Cuca, em discussão: time perdeu também para a Caldense; o treinador não desaprendeu e situação de Hulk precisa ser resolvida

14/04/21 - 13:24

Foto: TV Galo
Foto: TV Galo

Por Chico Maia

CHICO MAIA

O clássico Atlético x Cruzeiro é uma disputa à parte; deveria ter um troféu para o vencedor a cada jogo para marcar o confronto. Em caso de empate, o troféu seria guardado para o próximo encontro. Mas o Galo perdeu também para a Caldense, que por sua vez ganhou do próprio Cruzeiro, do América e está em quarto lugar na classificação.

Cuca sentiu a pressão depois da derrota e na entrevista coletiva jurou que vai arrumar o time em 10 dias e que nos próximos clássicos a história será diferente. Convenhamos, é muito pouco tempo para “arrumar” um time, principalmente sem jogadores que consertem a defesa e sem um meio campo que saiba desarmar e criar. Este elenco tem deficiências graves nestes setores e aí está o grande erro do Jorge Sampaoli, que teve plenos poderes para mandar buscar e dispensar. Exigiu um goleiro, quando precisava mesmo era de lateral direito, zagueiros e um volante de alto nível. Mandou investir em jogadores como Leo Sena (que nem esquentou o lugar e foi emprestado para o Spezia, da Itália), Bueno (zagueiro que veio do futebol japonês) que não se explicou, Allan Franco, Sasha, que até agora, nada de diferentes. A rigor, Jr. Alonso e Keno são boas heranças deixadas pelo técnico argentino.

Em dez dias não será fácil para Cuca conseguir ajeitar tanta coisa, mas ele é competente e pode conseguir. Vai ter que gastar muita saliva, para conversar pontualmente com os jogadores. Começando pelo Hulk, que foi notícia nacional, sobre uma possível movimentação dele nos bastidores, que teria tomado satisfação com o técnico por não estar sendo titular. Um bom ambiente é fundamental no futebol. Sem isso, fica quase impossível. A reportagem do Guilherme Piu, no Uol (ótimo jornalista, diga-se), revelou a insatisfação do Hulk, que, ainda não justificou o alto investimento feito nele. Jogador que não rende e se movimenta nos bastidores é um perigo:

* “Incomodado, Hulk questiona reserva no AtléticoMG e estilo de jogo com Cuca”

Após a derrota do Atlético-MG por 1 a 0 para o Cruzeiro, pela nona rodada do Campeonato Mineiro, no último domingo (11), alguns assuntos de bastidores do Galo vieram à tona, questões discutidas antes mesmo do clássico entre os arquirrivais. Uma dessas foi a conversa do atacante Hulk com o técnico Cuca sobre o time titular e o posicionamento do próprio jogador em campo. Segundo apurou o UOL Esporte, a conversa aconteceu na semana do jogo entre Atlético e Pouso Alegre, quando Hulk, inclusive, foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o time da região Sul de Minas Gerais, quando Cuca poupou alguns jogadores. O camisa 7, então, buscou informações sobre qual seria a avaliação do técnico sobre seu futebol, ao ver que vem sendo preterido pelo venezuelano Savarino na escalação.

Ainda de acordo com essa fonte, a conversa aconteceu sem estremecimentos, em um debate sobre estratégias para a equipe. Até pela questão que envolve o posicionamento de Hulk nos jogos: o jogador, que tem preferências de atuar pela direita caindo para dentro do campo, enquanto Savarino joga mais como um ponta, buscando profundidade, o que não é a praia do astro internacional. A conversa de Hulk com Cuca foi noticiada pela Rádio 98 FM de Belo Horizonte e confirmada pelo UOL. Ainda sem tanto destaque e sem fazer uma grande exibição pelo Atlético, Hulk busca uma sequência de jogos para melhorar o seu condicionamento físico e o entrosamento com o time. O atacante vai também se ambientando ao futebol brasileiro, já que atuava na liga chinesa, que tem menos jogos e partidas com intervalos maiores entre elas. No Brasil, num calendário ainda afetado pela pandemia, não há tanto tempo para respirar. Depois de uma derrota para o Cruzeiro num momento de grande diferença de status entre os rivais, o cenário para adaptações é ainda mais desafiador. A Raposa segue na Série B, com um elenco muito mais modesto que o do Galo —com ajuda de investidores gastou R$ 400 milhões entre salários e contratações desde 2020. O revés no clássico, aliás, também já causa enorme pressão em cima do trabalho de Cuca, que começa a ser contestado com mais veemência entre os torcedores e alguns dirigentes do clube.

Jogos pelo Galo

Com a camisa do Atlético-MG, Hulk já fez sete jogos e marcou apenas um gol. O atacante estreou na goleada por 4 a 0 sobre o Uberlândia sob o comando do interino Lucas Gonçalves e foi titular. Permaneceu em campo durante os 90 minutos de partida. Contra o Patrocinense, no jogo seguinte, se manteve no 11 inicial, mas deixou o gramado após 74 minutos em campo sendo substituído pelo garoto Sávio. O Atlético-MG venceu o jogo por 3 a 1. Em seu terceiro jogo pelo Galo foi titular também contra o Coimbra — vitória por 3 a 0 — terminando o jogo sem ser substituído. Uma das piores atuações de Hulk com o uniforme preto e branco foi contra a Caldense, quando o Galo perdeu por 2 a 1 de virada. O camisa 7 começou como titular, jogou mal, e foi substituído aos 29 minutos do segundo tempo por Eduardo Sasha No primeiro clássico da temporada, contra o América-MG, perdeu a condição de titular das últimas partidas e foi preterido por Savarino. Entrou em campo na vaga do próprio venezuelano aos 17 minutos do segundo tempo em um jogo vencido pelo Alvinegro por 3 a 1. No clássico de resultado frustrante contra o Cruzeiro, ele voltou ao banco de reservas mesmo depois da conversa com Cuca. Hulk substituiu Savarino aos 9 minutos do segundo tempo, não teve atuação destacada, e foi expulso aos 46 minutos … – Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/04/13/hulk-questiona-reserva-no-atletico-mg-e-debate-estilo-de-jogo-com-cuca.htm?utm_source=twitter&utm_medium=social-media&utm_content=geral&utm_campaign=esporte&cmpid=copiaecola

Acesse também: chicomaia.com.br .

Chico Maia

Veja Mais