SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Érika Nogueira: O verdadeiro elogio

03/05/19 - 14:54

Por

Martha Medeiros, uma das melhores escritoras do nosso país, em sua crônica Elogios, publicada muito tempo atrás, fala claramente sobre a dificuldade que teve ao ser elogiada pelo seu sorriso por um rapaz quando tinha apenas 14 anos. Detalhe: o rapaz não era irmão nem primo, o que fez com que ela desconfiasse ainda mais das suas palavras. Segundo a autora, essa aversão a elogios perdurou por anos.

 

Engraçado como hoje em dia as pessoas ainda têm esse receio em receber elogios. Andam tão desconfiadas que duvidam de tudo o que lhe é dito. Acham que estão dizendo apenas para agradar.

 

Também já fui assim. Aliás, quem nunca? Mas cheguei à conclusão de que atualmente ninguém tem tempo a perder. Então, se dedicam alguns instantes para nos dizer palavras que de fato fazem a gente se sentir melhor, por que não acreditar?

 

Elogio no trabalho é motivação. É uma forma de dizer: você está indo bem, parabéns.

 

Não podemos deixar escapar as oportunidades de elogiar as pessoas quando realizam bem suas tarefas, quando se destacam no ambiente onde permanecem, às vezes, por mais tempo do que na própria casa.

 

No entanto, quem recebe elogios, além de ser humilde, precisa também aprender a ouvir críticas. Do mesmo modo que o elogio destaca nossas habilidades, as críticas nos orientam para aquilo que precisamos melhorar. Devemos recebê-las sem melindres buscando apenas o aperfeiçoamento de algo que por enquanto não dominamos.

 

Tem gente que ainda insiste em fazer comparações entre as pessoas. É inútil porque cada uma possui aptidões diferentes, cada um tem características próprias.

 

Entre tantas qualidades, podemos ser elogiados tanto por nosso sorriso quanto pela capacidade que temos de nos destacar profissionalmente. Porém, bom mesmo é saber que o verdadeiro elogio é o reconhecimento de que realmente somos bons naquilo que fazemos e na forma como nos expressamos. Saibamos aceitá-lo e também fazê-lo. 

 

Érika Nogueira