SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Dez minutos com o neurocirurgião Sylvio Silvestre

05/02/21 - 09:26

Juninho e o neurocirurgião Sylvio Silvestre
Juninho e o neurocirurgião Sylvio Silvestre

Por

por JUNINHO SINONÔ

Dr. Silvio, toda dor de cabeça deve ser preocupante?
Na minha visão além da dor de cabeça, qualquer dor deve ser preocupante, porque não é o estado normal. O estado normal é que você fique tranquilo sem dor nenhuma. Então eu acho que a dor de cabeça, por mais que seja um quadro de enxaqueca ou algo assim, deve ser tratada de forma adequada. Se tem alguma coisa que incomoda o paciente e as veze tira o humor e a sua capacidade de trabalho, tudo isso tem que ser controlado. A dor de cabeça, por mais que seja algo de costume, ninguém quer ter dor. Do meu ponto de vista, tem que se fazer uma consulta para olhar direito o que é e tratar, que é o que todos querem. Se não quer ter dor mais, tem que tratar, saber a origem e corrigir.

Quando essa dor de cabeça se torna um problema neurológico?
Quando o paciente tem por exemplo, alguma lateralização dos sintomas e perde a força de um lado do corpo ou quando ele tem sintomas de vômitos frequentes. Pode ser uma   hipertensão intracraniana. Ou algum outro fator que está incomodando ele muito: acorda a noite as vezes com dor de cabeça, que não é comum, ou quando tem sintomas diferentes. Mais preocupante quando o paciente tiver hipertensão. Tem que olhar, porque as vezes por ser uma simples dor de cabeça, pode ser uma hipertensão que está começando e se não tratar pode acarretar em hemorragia. Qualquer dor deve ser preocupante, por mais simples que seja, tem que se descobrir o problema.

O que é o AVC?
Pelas próprias iniciais, é o Acidente Vascular Cerebral. Ele pode ser por entupimento na artéria, que a gente chama de AVC Embólico, que as vezes pode ser uma varize de membro inferior, algum problema no coração, que forma um coagulo e solta, chega na circulação e entope os vasos cerebrais. Esse é o AVC Embólico. Pode ser até da parede das artérias das carótidas, que são as artérias principais, que levam sangue para o cérebro. Pode soltar o pedaço de uma placa, ou até o sangue coagula e solta um pedaço, obstrui e causa esse AVC Embólico.  Pode haver o AVC Isquêmico, que é causado por a pressão as vezes estar alta e para conter a hemorragia, contrai tanto a parte da circulação do cérebro que o paciente perde o fluxo do cérebro e desenvolve o quadro de perda de força, sendo isso de caráter súbito. Tem o AVC Hemorrágico, que é devido a hipertensão ou má formação do cérebro, de artérias, das varizes, o aneurisma, que a gente chama de má formação arteriovenosa, que tem o sangramento importante e deve-se agir rápido. A característica importante do AVC é o caráter súbito, que aparece de uma hora para outra. Esse paciente tem que ser levado rapidamente para o pronto socorro. Tem muito AVC, inclusive isquêmico, que a gente consegue através de medicamentos, dissolver esse coagulo e mediante exames, como a hemodinâmica, abrir as artérias, fazer a perfusão voltar denovo e reverter esse quadro.

Quando os sintomas no rosto será uma paralisia facial, que é um problema motor ou o AVC? Como diferenciar um do outro?
Na paralisia facial, a periférica, o paciente vai ter a paralisia da metade do rosto inteiro, da testa, do piscar do olho e da boca. No caso do AVC, ele vai ter a paralisia apenas da boca. Mesmo tendo a paralisia periférica, que é de um lado, mesmo assim tem que estar levando no neurologista para fazer a avaliação e iniciar o tratamento. Quanto mais precoce inicia a fisioterapia de uma paralisia periférica e também do AVC, o resultado de recuperação é muito melhor 

TUDO ISSO EM DEZ MINUTOS E NEM UM SEGUNDO A MAIS!

Veja Mais