SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Dez minutos com a designer de interiores Stefania Cargnino

26/02/21 - 09:39

Juninho e Stefania Cargnino
Juninho e Stefania Cargnino

Por

Stefania, o que faz a designer de interiores?
A designer de interiores vai adaptar uma casa existente para as necessidades da pessoa que mora ali dentro.

Como e quais são essas necessidades?
Funções de dormir, descansar, trabalhar, cuidar de crianças, isso na esfera do residencial. No comercial a gente tem o atendimento ao cliente, o fluxo de produtos, o fluxo de pessoas, o fluxo de fornecedores...a gente estuda todas essas variáveis que compõem o uso do espaço.

Quais são os resultados e benefícios de um bom projeto de designer no campo residencial?
Eu diria que a entrega de uma energia, apesar de ser um termo complexo. A casa devolve aquilo que o cliente investe nela. Então se você investe em estofados, ela vai te devolver descanso e aconchego. Se você investe em iluminação, ela vai te devolver concentração ou descontração. Nós temos iluminação para balancear essas duas situações. Se você investe em ergonomia, você vai ter um resultado na sua saúde física, e assim sucessivamente.

Faço a mesma pergunta para a área comercial.
Na minha opinião, os resultados são ainda melhores, porque o investimento em uma loja proporciona a fidelização do seu cliente antigo, a atração de um cliente novo, você vai causar um impacto na sua concorrência, o seu colaborador trabalha mais motivado e você tem prazer de entrar ali e usufruir da sua riqueza.

Quais são os pilares do design?
Função e forma. A gente precisa fazer uma combinação perfeita daquilo que é bonito e útil ao mesmo tempo.

Qual é a conciliação e o nexo do design com o projeto arquitetônico?
A arquitetura vai trabalhar o esqueleto, a estrutura física e o design vai trabalhar o uso da estrutura física. Eu vou dar um exemplo: o arquiteto precisa pensar na luz natural que entra na edificação. Se essa luz foi mais ou menos do que o cliente precisava, o designer vem com a iluminação artificial resolver esse problema. O mesmo com o arejamento, o mesmo com áreas de circulação. Aquilo que a arquitetura não previu, o designer vem para compensar.

Qual a importância da boa luminosidade no ambiente?
Nossa, saúde! A iluminação artificial tem a mesma proporção do sol. O sol na nossa vida funciona da seguinte forma: nas primeiras horas do dia, a luz do sol é mais branca. É quando você está acordando e ativando seu corpo. Então, os seus hormônios do trabalho, da concentração, estão ativos. Quando eu coloco uma luz branca no ambiente, ainda que seja noite, eu estou ativando o meu cortisol, que é o hormônio da concentração. Quando o dia está acabando, a luz do sol é mais amarela. Então a gente tem uma tendência a descansar.
Se você precisa entrar na sua casa para descansar, o ideal é colocar uma lâmpada que emite luz amarela, porque aí você entende que debaixo daquela luz, você está ativando o hormônio do descanso.

Qual a importância de elementos naturais, como plantas, água e madeira no meio de convivência?
Bom, as plantas têm uma função, que é purificar o ar, a primeira delas. A segunda é nos conectar com a natureza, porque nós temos um certo ser humano primitivo dentro de cada um de nós. Quando a gente se conecta com a natureza, tendemos a encontrar o nosso equilíbrio. Mesma coisa com a água, tanto que há pessoas que tem dificuldade para dormir e coloca o som de chuva, o som de mar e entra no ritmo de descanso. Como que a gente traz a água para dentro de casa? Para quem não pode ter piscina, cascata natural e esse tipo de coisa, uma pequena cascata artificial já é o suficiente para você trazer um pouco desse elemento natural para dentro de casa.

TUDO EM DEZ MINUTOS E NEM UM SEGUNDO A MAIS!

Veja Mais