Entrevista Dr.Jahir Richard - Médico é referência no país em cirurgia vascular

02/03/20 - 16:22

Jahir Rachid trabalha em Sete Lagoas desde 2001, quando atendia no Hospital Municipal
Jahir Rachid trabalha em Sete Lagoas desde 2001, quando atendia no Hospital Municipal

Para o especialista, cada vez mais os homens também estão preocupados em ter cuidados vasculares para uma vida mais saudável

 

Natural de São José do Rio Pardo (SP), mas de família mineira de São João Del Rei, o médico Jahir Richard de Oliveira pode ser considerado setelagoano de coração, cidade onde trabalha desde 2001. Ele é casado com Thays Angélica Ribeiro de Oliveira, com que tem os filhos Christian Almeida de Oliveira (22) -  que já segue os caminhos do pai cursando Medicina - Rafael Richard A. V. de Oliveira (9) e a pequena Anny Valentina R de Oliveira (de apenas 3 meses). Conheça mais este profissional que se tornou referência em tratamento vascular no Brasil:

 

imagem

O médico com a família: aprecidador da gastronomia local

 

Quando se formou e decidiu se especializar em tratamento vascular? 

Após ter graduado em Cirurgia Geral em 2001 passei a me aperfeiçoar junto à maior escola de cirurgia de trauma em 2002, onde passei por vários plantões no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Foi onde comecei a me identificar com as lesões graves que afetavam o sistema cardiovascular em vários pacientes, que se tornaria no futuro minha nova especialidade, a cirurgia vascular. Logo iniciei a nova graduação com intuito de salvar vidas.

 

Como foi seu encontro com Sete Lagoas? 

Após o término de minhas pós-graduações em Angiologia e Cirurgia Vascular integrei como Angiologista as equipes do Hospital Odilon Behrens e do Hospital das Clínicas da UFMG nos anos de 2004, 2005 e 2006, quando também trabalhava no Hospital Life Center em Belo Horizonte. Naquele ano, 2006, fui convocado a prestar serviços junto a Força Aérea Brasileira, recebendo o posto de Tenente Médico da Aeronáutica, onde permaneci como efetivo no Hospital da Aeronáutica de Lagoa Santa até 2008. Sete Lagoas já fazia parte da minha vida desde 2001, quando da minha formação como cirurgião. Fui chamado a realizar coberturas de férias em plantões da especialidade de cirurgia geral no Hospital Municipal, onde após realizar concurso em 2003 tornei-me efetivo da Secretaria de Saúde. Mas minha vinda para Sete Lagoas para permanência definitiva foi somente em 2007, quando fui convidado a fazer parte da equipe de angiologistas da cidade, sendo integrado ao Hospital Nossa Senhora das Graças e Unimed. Em 2010 me estabeleci com uma clínica no Edifício Libertae - Centro Integrado de Saúde. 

 

É crescente o número de pessoas que procuram a Clínica Jahir Richard? 

Atualmente, com o aumento dos cuidados que as pessoas buscam ter com a própria saúde, cada vez mais aumenta a procura preventiva para tratamentos da saúde vascular em nossa clínica. Principalmente dos pacientes que buscam um atendimento mais humanizado e individualizado, buscando maior eficiência e resultados.

 

O público feminino é maioria? Por que? 

No mundo inteiro a porcentagem de acometimento de doenças vasculares , atingem na sua maioria  o sexo feminino. Aqui em nossa região não é diferente. Porém, cada vez mais os homens passam também a ter os cuidados vasculares necessários. Pacientes do sexo masculino não só podem - mas devem cuidar também dos problemas de saúde vascular.

 

Quais os diferenciais de sua clínica em relação à concorrência? 

A Clínica Dr. Jahir Richard tem no seu DNA uma questão muito importante que é buscar atingir todas as necessidades dos seus clientes, tanto na individualização de cada tratamento, como na humanização de cada pessoa, que é atendida de forma única buscando sempre os resultados. Atualmente todos os tratamentos realizados na clínica são comparáveis aos melhores do mundo no que se trata de doenças vasculares, através de técnicas e conceitos modernos bem como equipamentos e instrumentos de alta tecnologia.

 

O que gosta de fazer na cidade nos momentos de lazer? 

Gosto muito de passear com a família, saboreando sempre as riquezas gastronômicas de Sete Lagoas. 

E também, sempre que possível, procuro relaxar junto aos familiares nos momentos que temos para ir à fazenda.

 

imagem

Dr. Jahir é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia

 

Quem é 

Jahir Richard de Oliveira graduou-se em 1999 pela Universidade de Pouso Alegre (MG). É pós-graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital Socor Belo Horizonte (2001); pós-graduado em Angiologia e cirurgia vascular pela Fundação Benjamin Guimarães - Hospital da Baleia (2004); Membro Titular desde 2005 do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Membro titulado em 2007 pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular-SBACV; e tem Mestrado em Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federa do Rio Grande do Sul (2012).

 

Celso Martinelli

Veja Mais