Élida Gontijo - Festa para as crianças

10/10/20 - 13:02

O dia das crianças está chegando, para mim é todo dia, amo crianças, nunca deixei a que existe em mim crescer. Gostaria de organizar uma grande festa pra elas, nada de coisas materiais, usaríamos de todos recursos que a natureza e a criatividade de cada um oferece. Claro que reuniríamos em uma fazenda, todas estariam convidadas, sem nenhuma distinção , o convite para entrar seria um sorriso. Limitaria idade? Não. Quem se sentisse criança poderia ir também, sei que contaria com crianças experientes, os idosos.


imagem

Começaríamos bem cedinho antes do nascer do sol, quem disse que criança dorme antes de uma festa? Quando chegassem iríamos direto para o curral tomar o leite espumante da vaquinha Salomé, cada um com sua caneca, quem quisesse colocaria Nescau, farinha, açúcar etc. Antes de passarmos para mesa de café, sentaríamos no chão em contato com a terra, esta hora seria a mais importante , olhando para o céu, com o sol nascendo  agradeceríamos o criador de tudo, cada um faria a sua prece, sei que seriam lindas, pois Deus foi o primeiro a deixar as crianças irem até ele.


Ah a mesa do café ao ar livre estaria posta com tudo produzido na fazenda, biscoitos, pães de queijo, queijo,  frutas diversas e as broas de fubá, que delícia! Nada de ficar só comendo, hora de exercitar! Dividiríamos em grupos, alguns iriam pular corda, outros andariam a cavalo,, procurariam os ninhos das galinhas, as meninas fariam as suas casinhas debaixo do pé de manga, alguns meninos jogariam bola, mas feita de meia velha, tem mais emoção. Até o horário do almoço seriam só brincadeiras, quando de repente olha o sino batendo: blém! blém! Alguém gritaria da porta da cozinha : hora do almoço! Só crianças correndo para todo lado, as mãos seriam lavadas na bica que passa na porta da cozinha, com uma água tão clarinha ! Nossa e que comida! Frango caipira, macarronada, tutu de feijão e uma grande salada, criança que não come verduras não nadaria no córrego. Depois da barriga bem cheia vem uma preguicinha boa, hora de deitar na varanda enorme, bem fresquinha e escutar histórias , de fadas, lobisomens, saci, cheias de encanto, os olhinhos vão pesando, já dá para escutar pequenos roncos, hora de cochilar também. 


Como é bom espreguiçar devagar, sem horário pra nada, novamente o sino bate, hora de ir para o córrego. A água geladinha e clarinha encheria de alegria todas as crianças, ninguém teria medo de água fria, só os adultos que fariam parte da organização da festa. De vez em quando sairia uma briguinha, faz parte. O difícil seria a hora de sair, todos com os dedos enrugados, lábios roxos de ficarem o tempo todo na água. Estranho é que a barriga já reclamaria o café da tarde. Aí sim, começariam a sair   , enxugariam, juntariam as coisas e novamente outra mesa farta.


Como passa rápido quando estamos fazendo o que gostamos! Todos reunidos seria hora de agradecer novamente, agora pelo dia agradável, pela festa, uma criança experiente iria querer falar , já deveria ter uns 80 anos, seus olhos teriam o mesmo brilho das outras crianças.


_ Crianças nunca esqueçam que vão envelhecer, tratem bem seus avós e todos os idosos, nós temos muito a ensinar é só vocês nos permitirem.


Todas as crianças se emocionariam e guardariam a mensagem. Hora de partir, despedir dos amigos com um abraço bem apertado, em nossa festa não existiria coronavírus.É preciso voltar, a vida é um ir e vir constante. Feliz dia das crianças! Recebam essa festa que ofereço a vocês, entrem nesse clima de fantasia, aproveitem! Amo vocês!  Élida Gontijo –outubro de 2020.


Élida Gontijo - 10 de Outubro

Veja Mais