Unifemm está cada dia mais forte

09/05/22 - 07:48

As matrículas para o primeiro semestre de 2022 no Unifemm cresceram 92% no presencial e 192% no Ensino a Distância.
As matrículas para o primeiro semestre de 2022 no Unifemm cresceram 92% no presencial e 192% no Ensino a Distância.

Com crescimento no número de matrículas no Centro Universitário e no Colégio, ampliação do EaD, abertura de novos polos, atuação social, melhorias na infraestrutura e na gestão, o Unifemm segue firme na reestruturação administrativa e na recuperação da capacidade dos investimentos necessários para manter o alto padrão de qualidade em educação e cumprir seu papel de Fundação para melhoria constante da educação em Sete Lagoas e Minas Gerais.

“O Unifemm é bem mais do que uma instituição de ensino. É parte de uma Fundação (Fundação Educacional Monsenhor Messias), uma entidade filantrópica que tem por finalidade a promoção e o desenvolvimento da educação em Sete Lagoas e região”, exalta o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Educacional Monsenhor Messias (FEMM), Aluísio Barbosa.

“Diferente das demais instituições que, como qualquer empresa privada, visam ao lucro, todo o resultado financeiro do Unifemm é reinvestido na educação e na cultura, seja para alunos da instituição ou para a comunidade em geral”, completa Aluísio Barbosa.

“Ainda enfrentamos muitas dificuldade e obstáculos, mas já podemos comemorar muitos bons resultados”, conta a reitora do Unifemm Viviane Mayrink. “Com a graça de Deus, o empenho de uma equipe fantástica de profissionais, a união da reitoria, diretoria executiva e o conselho temos avançado na ampliação e melhoria constante da oferta de educação de qualidade por um preço acessível”, completa.

“Estamos todos unidos num só propósito, o de manter a FEMM, o Unifemm e o Colégio como referências em gestão eficiente e colaborações significativas para o desenvolvimento da nossa região”, assegura o presidente do Conselho Curador, Orlando Giordani.

RESULTADOS POSITIVOS
Com a chegada de três novos cursos presenciais de graduação - Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia - as matrículas cresceram 92,16%, se comparadas ao mesmo período do ano passado.

No EaD (Educação a Distância), com a oferta de 20 graduações e a perspectiva de novos cursos, inclusive híbridos de biomedicina e engenharias, o número de alunos deu um salto de 192%, se comparado a 2021, Além da graduação, o Unifemm oferece hoje cursos de extensão, pós-graduação e até mestrado.

No Colégio Unifemm, que tem turmas do ensino fundamental 1, 2 e ensino médio, o número de alunos cresceu 10% de 2021 para este ano. “Um número expressivo, se considerarmos que continuamos ofertando os mesmos anos”, comenta Flávia Couto, diretora do Colégio Unifemm.

imagem
Além do maior campus universitário de Sete Lagoas e região, com 155 mil m2, os alunos aprendem na prática, em laboratórios físicos e virtuais de última geração, como no de Medicina Veterinária
Além do maior campus universitário de Sete Lagoas e região, com 155 mil m2, laboratórios físicos e virtuais de última geração, ginásio poliesportivo, biblioteca com acervo de mais de 120 mil itens, o Unifemm ampliou suas fronteiras e hoje possui oito polos, sendo seis em Minas Gerais, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo, de onde os alunos do EaD e de parcerias específicas são atendidos. Com isso, ampliou ainda mais sua rede de profissionais para troca de experiências da educação básica, graduandos, especialistas, mestres e doutores.

Mais do que professores qualificados, o Unifemm também oferece a seus alunos conexões importantes com o mercado de trabalho, através do Núcleo de Carreiras, de outros trabalhos e projetos. “Hoje possuímos cerca de 1.400 convênios de estágio já celebrados com empresas, profissionais liberais, órgãos públicos e outros. A maioria em Sete Lagoas e cidades da região, mas temos também na região metropolitana de BH, várias cidades de Minas Gerais e até em outros estados”, ilustra o coordenador do Núcleo de Carreiras do Unifemm, Maurilo Peixoto.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Denise Terenzi, destaca também as benfeitorias realizadas nos laboratórios utilizados e outras atividades de grande visibilidade e interação com o mercado, como o Castramóvel, as Visitas Técnicas a propriedades da região, palestras promovidas pelos Grupos de Estudo e participação dos alunos em Feiras de Adoção.

ATUAÇÃO SOCIAL
É sempre bom ressaltar que o Centro Universitário e o Colégio Unifemm fazem parte da Fundação Educacional Monsenhor Messias (FEMM), fundada a mais de meio século, fruto do pioneirismo de pessoas que queriam ampliar o acesso à educação para jovens carentes de Sete Lagoas.

Além da qualidade da educação em sala de aula, a FEMM também atua em projetos que fomentem a cultura, o esporte e outras iniciativas que complementam a formação e a educação de um povo.

Atualmente, mantem dois grandes projetos através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado de Minas Gerais. A Escola de Esportes Unifemm atende quase 200 alunos de 08 a 17 anos, nas modalidades Judô e Futsal, e a Escola Unifemm de Voleibol, 230 alunos de 07 a 21 anos. Ambas ainda têm vagas abertas. 

Outra grande contribuição para Sete Lagoas foi a restauração e reabertura do Teatro Redenção, depois de décadas fechado. Completamente reformado, agora é um moderno espaço multiuso com 275 metros quadrados de área interna, ideal para palestras, apresentações musicais, artísticas e culturais de pequeno porte, monólogos e exposições. A agenda já está aberta para os produtores interessados.

imagem
Além da qualidade na educação, a Femm mantém também projetos sociais como a
Escola de Esportes Unifemm, com aulas de futsal e judô, e a Escola Unifemm de Vôlei

Veja Mais